Suporte > Tutoriais > cPanel > Como Usar Gerenciador de Arquivo do cPanel

Como Usar Gerenciador de Arquivo do cPanel

O Gerenciador de Arquivos é uma ferramenta do cPanel que tem a função de acesso, permissão, edição, download, upload dentre outras possibilidades de manuseio de arquivos e diretórios.


Imagem

A seguir vamos conferir algumas das principais funções do Gerenciador de Arquivos.
No lado esquerdo, temos a estrutura contendo todos diretórios, acessando qualquer uma delas nos é exibido todos arquivos contidos nele.
No menu superior temos as opções disponíveis para manipulação dos arquivos. A seguir vamos descrever a função de algumas delas.


Permissões


Por padrão de segurança todos diretórios (pastas) devem ter como permissão 755, e arquivos devem possuir a permissão 644.

Para alterar a permissão de um arquivo basta o seguinte:
- Ao localizar o arquivo ou diretório desejado, clique sobre ele, certificando-se que esteja marcado, como na imagem.Note que vários arquivos podem ser selecionados de uma só vez.

Imagem

- Localize e clique no ícone de Alterar Permissão na parte superior do menu.

Imagem

- Selecione as opções de modo a ficar 755 ou 644 (diretório e arquivo respectivamente), e pronto, basta clicar em Change Permissions e terá alterado a permissão do(s) arquivo(s) selecionado(s).

Download e Upload

Upload

É possível fazer upload através do Gerenciador de Arquivos. Para isso na tela do Gerenciador, basta selecionar o diretório para onde deseja "upar" o arquivo e clicar no ícone Upload.
Na tela que abrirá, clique no botão "Arquivo" para selecionar o arquivo desejado para upload e envia-lo para o diretório que foi selecionado como destino.

Download

Para download o processo é bastante direto. Selecione o arquivo desejado para baixar, e clique no ícone. O download do arquivo escolhido será baixado automaticamente para seu computador.


Edit

Outra opção bastante útil do Gerenciador de Arquivos é a possibilidade de editar arquivos sem ter a necessidade de baixar, editar e novamente fazer o upload do arquivo.

Para editar um arquivo, selecione-o e clique em editar.
Abrirá uma tela para confirmação e após ter aceitado, a edição poderá ser feita normalmente.
Quando finalizado, clique em Salvar Alterações e seu arquivo terá sido alterado por completo.
O Gerenciador de Arquivos ainda conta com as opções de criar Novo Diretório, Novo Arquivo, Renomear, dentre outras.
Bastando sempre seguir o processo de selecionar o arquivo e clicar na opção desejada.
O Gerenciador de Arquivos é bastante útil pra quem está com problemas para acessar seus dados por FTP ou SSH e tem a necessidade de modificar sua estrutura.

Adicionar aos Favoritos  Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo  Imprimir este Artigo

Esta resposta lhe foi útil?