fbpx

cPanel 11.32 disponível

A Brasil Web Host vem por meio desta comunicar que já disponibilizou para todos os clientes o novo cPanel (11.32).

Esta atualização traz diversas melhorias, tanto em segurança quanto em layout. Abaixo você poderá conferir as principais mudanças que aconteceram:

OBS: Algumas mudanças serão visíveis somente para clientes VPS e Dedicado.

E-mail

Gerenciador da Fila de E-mails (Mail Queue Manager)

A queue conta nesta nova versão com um sistema de busca inteligente que nos permite realizar ações nas mensagens retornadas na pesquisa. É possível a partir de agora executar ações por lotes, ou seja, você poderá selecionar algumas mensagens e escolher uma ação para ser executada somente naquelas mensagens, não é necessário fazer de uma por uma ou para todas. Também foi implementada a funcionalidade de forçar a entrega das mensagens que encontram-se na fila de e-mails.

Relatórios de Envios (Mail Delivery Reports/Email Trace)

Os usuários do WHM, cPanel e Webmail agora contam uma nova função que gera relatórios detalhados dos e-mails enviados e recebidos. Existem vários filtros e opções de busca que podem ser personalizados para se encontrar todos os registros presentes nos logs. De acordo com o cPanel estes dados são mantidos no servidor por 90 dias. O melhor desta função é estar disponível também através do cPanel e Webmail para que os usuários também possam fazer consultas, podendo diminuir a demanda de suporte desde que tutoriais explicativos e detalhados sejam oferecidos aos clientes. Esta função elimina a necessidade de acesso ao SSH para verificar os logs de e-mails.

Controle de Envios Aprimorado (Improved Email Rate Limiting)

Envios de e-mail em excesso é um problema em todo ambiente compartilhado, seja por que o usuário não respeita os limites do servidor ou por que é um spammer. As versões anteriores do cPanel limitavam os envios de forma muito básica e na maioria das vezes o limite era excedido porque as mensagens se amontoavam na queue e não eram contadas “dentro” do limite de envio por hora, porque ainda não foram “realmente” enviadas, assim se o limite de envios era de 500 e-mails, o usuário poderia acumular milhares de mensagens na queue e não ter o envio interrompido porque as mensagens ainda não foram entregues. A nova forma de limitar os envios do cPanel monitora também as mensagens que estão na queue, assim quando o usuário atingir o limite de mensagens por hora ele não vai conseguir ultrapassar o limite havendo mensagens na queue ou já tendo sido enviadas. O limite desta função pode ser alterado através do Tweak Settings.

Uma outra funcionalidade muito bem-vinda é o monitoramento de falhas, assim você poderá definir um percentual de envios que falharam, se excedido o domínio ficará incapaz de enviar novas mensagens. Com certeza esta será uma importante função de combate ao envio de SPAM. Foi também adicionado ao SMTP Tweak o monitoramento de tentativas de conexões a SMTP remotos, prática utilizada por usuários para burlar a limitação do SMTP local.

Melhorando ainda mais este controle, em Tweak Settings é possível ativar o limite de envios também para listas de e-mail do Mailman.

Agora também podemos ver todas as mensagens que estão sendo enviadas, verificando quais usuários estão excedendo o limite de envios por hora e a taxa de falhas nos envios, ajudando a identificar spammers ou contas com utilização/configuração incorreta.

Algo me diz que os spammers não curtiram nenhuma destas melhorias.

Novo Editor de Configuração do Exim (New Exim Configuration Editor)

Agora o editor de configuração do Exim conta com melhorias e possui mais opções que podem ser personalizadas, facilitando ainda mais o gerenciamento.

DKIM

O envio e recebimento de mensagens agora suportará autenticação DKIM, sendo possível a ativação através da função Email Authentication no cPanel e/ou no momento da criação da conta. DKIM irá substituir o DomainKeys no cPanel, que está tendo o suporte descontinuado.

 

Estatísticas

Logaholic

Foi implementado um novo software de estatísticas web ao cPanel que ao ser ativado disponibiliza aos clientes completas estatísticas sobre os visitantes ignorando crawlers and bots, sendo possível também gerar relatórios customizados, veja abaixo um vídeo de demonstração:

Analistas de SEO e agências, agradecem.

 

 API

cPanel::Hooks

Desenvolvedores terão mais possibilidades e facilidades com os melhoramentos realizados no sistema de hooks. Isto significa plugins e addons mais poderosos e funcionais.

 

 Banco de Dados

Suporte ao MySQL 5.5

Agora é possível fazer upgrade para o MySQL 5.5 através da função (MySQL Upgrade) de upgrade de MySQL do WHM. A nova versão do MySQL oferece melhor desempenho, velocidade e novos recursos.

IMPORTANTE: Lembre-se que o upgrade do MySQL não é reversível e deve ser feito o backup de todos os bancos de dados antes do procedimento.

 

 DNS

Suporte ao MyDNS-NG

Ideal para quem hospeda muitas zonas de dns o MyDNS-NG agora é suportado nativamente pelo cPanel, para ativá-lo basta utilizar a função Nameserver Selection.

IMPORTANTE: A ativação do MyDNS-NG obrigatoriamente implica que não será possível realizar downgrade de versão do cPanel para 11.30, para realizar o downgrade é necessário alterar o serviço de dns para BIND ou NSD.

 dnsadmin agora é um serviço

Dnsadmin, o sistema utilizado pelo cPanel para atualizar os dns agora é executado como serviço (daemon). Esta mudança oferecerá maior performance para usuários que utilizam o DNSONLY.

 

 Interface Front-end

Página de login “Local”

Agora com um novo design, as telas de login do cPanel/WHM suportam 14 idiomas incluindo mensagens de erro/sucesso, páginas de segurança e de erros.

 

 Outras Melhorias

Melhor gerenciamento de arquivos no Gerenciador de Arquivos do cPanel

A partir de agora o Gerenciador de Arquivos do cPanel possui uma proteção que evita que usuários sobrecarreguem o servidor realizando upload de muitos arquivos de uma única vez.

Suporte à IPv6 no Apache Distiller

Se você adicionar manualmente IPs IPv6 no VirtualHost, os mesmos serão preservados nas configurações do Apache. O cPanel informa que está trabalhando no suporte total ao IPv6 e novas funcionalidade serão disponibilizadas em breve.

Otimização do consumo de memória dos serviços: cphulk, cpsrvd, e cpdavd quando ocisosos

Para reduzir o consumo de memória destes serviços agora é possível ativar o modo ocioso (Dormant mode) assim o serviço vai consumir muito menos memória em sua execução, entretanto esta configuração causará um ligeiro delay no primeiro acesso. Esta funcionalidade pode ser ativada ou desativada para cada serviço através da função Tweak Settings no WHM.

 

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?