fbpx

Facebook, Twitter e Google nos anos 90.

Uma das principais características da nossa internet em 2012 é a praticidade e o visual limpo. Com poucos cliques você hoje curte uma foto, comenta algum acontecimento e adiciona amigos. Atualizar? Os sites fazem isso pra você, se não o fazem, aplicativos cumprem essa tarefa. Mas e nos anos 80, com uma informática tão primitiva? Encontrei este texto do Tech Tudo e achei interessante compartilhar com você. 

Veja só que mesmo com limitações, era possível sim ter um Facebook em PC’s de 2MB de RAM, 512MB de dísco rígido e internet de 24kbps.

……………………….……………………….……………………….

As principais ferramentas da Internet atual são conhecidas por contarem com interfaces visuais práticas e atraentes. Mas algumas pessoas resolveram recriar esses serviços, imaginando como eles seriam se fossem lançados na década de 1990.

O Facebook, na década de 1990, na visão do Squirrel Monkey (Foto: Reprodução/YouTube)Facebook, na década de 1990, na visão do Squirrel Monkey (Foto: Reprodução/YouTube)
Os responsáveis por essa repaginação retrô das páginas do Facebook, Twitter e Google são os membros do site Squirrel Monkey, que usou de muita imaginação e algumas horas de programação para criar uma série de vídeos que retratam a experiência desses sites, em um tempo onde sequer se falava de uma Internet que permitisse o envio de um e-mail em poucos segundos.
Os vídeos fazem parte de um projeto do site, chamado “Wonders of the World Wide Web”, onde eles fazem uma espécie de demonstração das “novidades” da Internet, mas em um ambiente totalmente retrô, transportando o usuário no ambiente dos anos de 1980 e 1990. Por exemplo, na demonstração do Facebook, eles utilizam o Windows 3.11 e o navegador Netscape Navigator para apresentar o serviço que permite adicionar pessoas que você conhece (ou não) em seu perfil de usuário. Detalhe: o vídeo fala que o Facebook ainda está em desenvolvimento, e que conta com um pequeno problema: ele é um “serviço online”, uma vez que a Internet da época ainda era muito lenta.
Já o Twitter foi totalmente recriado para a década de 1980, com uma interface que lembram os programas desenvolvidos em linguagens que foram sucesso na época, como o BASIC, Cobol, entre outras. O resultado é um ambiente de uso bem confuso e muito colorido, onde o usuário precisa primeiro treinar qual é a cor designada para cada usuário, para depois fazer o envio da mensagem. Uma diferença importante desse “Twitter do passado” é que ele permite o envio de documentos e arquivos executáveis pela rede.

↵ Use original player
YouTube
← Replay
X
i
O Google também conta com uma interface que depende do MS-DOS para se tornar funcional, mas funciona via BBS, uma rede que se conectava aos números de telefones listados na rede de dados. O serviço permite que você faça uma busca simples, e nos resultados, no lugar de links para páginas web, os números de telefones para acesso aos conteúdos são apresentados. Para dar um tom bem humorado, eles adicionaram na página principal do “Google do passado” noticias fictícias, como “Ronald Regan visita a Bélgica por engano”, ou “Al Gore inventa a Internet”.
O projeto é muito interessante, não só pela criatividade aplicada, mas também pelo sentimento saudosista que cria entre os usuários mais veteranos. E como “bônus”, o pessoal do Squirrel Monkey criou vídeos de versões “retrô” de dois grandes sucessos do momento nas plataformas móveis, o Angry Birds e o Draw Something. É só conferir os vídeos abaixo.

 


Precisa de um plano de hospedagem para seu site?