fbpx

Google lança Drive com 5 GB de espaço gratuito na nuvem

O Google anunciou na tarde desta terça-feira seu serviço na nuvem, o Google Drive, e acabou confirmando todos os rumores sobre a ferramenta divulgados na última semana. Com o serviço, segundo a companhia, será possível guardar, acessar e compartilhar arquivos, como vídeos, fotos, Google Docs e PDFs, por exemplo. A ferramenta oferece 5 GB de espaço gratuito, além de planos pagos que variam entre US$ 2,49 mensais (para 25 GB) até US$ 49,99 (para 1 TB – ou 1 mil GB).

O funcionamento do Google Drive é semelhante ao do principal concorrente, o Dropbox. O usuário instala o software – disponível para Windows, Mac, Android e, em breve, iOS – nos dispositivos que usa para sincronizar os arquivos em todos os aparelhos.

Paralelamente ao anúncio do Drive, o Google anunciou também a ampliação da capacidade do Gmail dos atuais 7,5 GB para 10 GB. O aumento da capacidade será disponibilizado dentro das próximas 24 horas. Além disso, ao contratar um plano pago do Drive, o usuário tem sua capacidade no Gmail aumentada para os planos pagos ampliam o espaço do Gmail para 25 GB.

A grande sacada do serviço do Google é a integração com os produtos da gigante da internet. Segundo a companhia, é possível usar fotos hospedadas no Drive em postagens do Google+, e em breve será possível anexar arquivos do serviço diretamente no Gmail. Além disso, a loja de aplicativos do Chrome deve trazer aplicativos de terceiros para melhorar a experiência, permitindo, por exemplo, editar vídeos na própria ferramenta.

O serviço na nuvem permite também buscas por palavra-chave e filtros por tipo de arquivo. O Google Drive ainda reconhece texto em documentos digitalizados, usando tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres.

Google Drive já está disponível para testes no site do serviço.

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?