fbpx

Greve nos sites mundiais

A greve já tem data marcada e nem as famosas convenções coletivas poderão barrá-la: Dia 18/01, grandes sites promoverão uma paralisação em suas atividades – não se sabe se por todo o dia ou parcialmente – em resposta aos projetos de Lei que tramitam na Câmara/Senado/Casa Branca dos Estados Unidos, chamados de: SOPA (Stop Online Privacy Act) e PIPA (Preventing Real Online Threats to Economic Creativity and Theft of Intellectual Property Act).De um lado, as maiores produtoras de conteúdo multimídia dos Estados Unidos e de outro, grandes provedores de conteúdo, portais de buscas, provedores de acesso, dentre outros. Alguns destes opositores ao projeto de Lei anunciaram uma greve nas operações de seus websites para a próxima quarta-feira. A lista inclui: Mozilla, TwitPic, Reddit, Tucows, dentre outros. Há uma petição online que pode ser vista aqui que requer que outros portais de maior notoriedade também façam a adesão ao plano de greve, como o Google, Amazon e Facebook.
O comunicado…

Confira o comunicado que será disponibilizado nestes websites no referido dia:

On Jan 24th, Congress will vote to pass internet censorship in the Senate, even though the vast majority of Americans are opposed. We need to kill the bill – PIPA in the Senate and SOPA in the House – to protect our rights to free speech, privacy, and prosperity. We need internet companies to follow Reddit’s lead and stand up for the web, as we internet users are doing every day.

Em tradução livre:

No dia 24 de janeiro, o Congresso (norte americano) votará no Senado a Lei de censura a internet, mesmo que a maioria dos norte americanos seja contrária à esta decisão. Nós precisamos interromper estes projetos – PIPA no Senado e SOPA na Casa Branca – para proteger a nossa liberdade de expressão, privacidade e prosperidade. Nós precisamos que as empresas tomem o Reddit como exemplo e se manifestem pela web, como nós, usuários de internet, fazemos diariamente.

Entenda um pouco mais…

Se você ainda não está por dentro do que pode mudar com a aprovação dos projetos, separamos o link da página do Wikipédia que está concentrando as informações mais “genéricas” sobre o processo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act – em inglês
O que a Casa Branca diz…

A Casa Branca emitiu um comunicado se dizendo contra o SOPA neste último final de semana. A resposta oficial do Governo pode ser visualizada no link a seguir (em inglês): https://wwws.whitehouse.gov/petition-tool/response/combating-online-piracy-while-protecting-open-and-innovative-internet

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?