fbpx

Há 20 anos, surgia o Simon, o primeiro smartphone

O smartphone entrou na fase adulta e completou 20 anos de idade na última semana. O IBM Simon foi lançado em 23 de novembro de 1992. Ele não cabia no bolso como os aparelhos de hoje e seu peso também não ajudava muito. O dispositivo tinha processador de 16MHz, 1MB de memória e 1 MB de armazenamento. Seu sistema operacional era uma variante do DOS.

Ele também contava com uma ferramenta para trocar de mensagens de PC por meio do chamado DispatchIt. O software para PC custava 3 mil dólares e um adicional de 300 dólares era cobrado para cada client Simon. O aparelho, no entanto, podia executar algumas tarefas que os smartphones modernos não podem, como aceitar transmissões de fax.

Embora primitivo para ao padrões atuais, o Simon era reconhecidamente um smartphone: usava apps, tinha tela touch-screen e foi vendido seguindo a mesma estratégia de preços de hoje: cerca de 900 dólares com contrato de dois anos na BellSouth Cellular, no Estados Unidos.

O Simon não obteve sucesso comercial. De acordo com a Bloomberg ele foi atormentado por um marketing nada agressivo, curta duração da bateria e uma série de outros problemas. Ele viveu somente seis meses.

Ainda assim, apesar de tudo, o Simon foi inegavelmente o precursor dos smartphones conhecidos hoje.

 

IDGNow

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?