Com certeza você já se deparou com eles em diversas pesquisas no Goolge. O uso dos Rich Snippets tem crescido muito, trazendo mudanças no comportamento dos usuários nos resultados das pesquisas no maior mecanismo de busca da internet.

Algumas SERPs (SERP é o termo técnico para página de resultados de uma busca, ou do inglês Search Engine Results Page) aparecem com uma pequena foto do autor da página, outros com estrelas e outros com dados de contato e assim vai. Estes são os Rich Snippets! Vamos ver neste artigo com fazer com que este recurso, já consolidado na internet, apareça nos resultados das páginas do seu site WordPress.

O QUE SÃO RICH SNIPPETS?

Os Rich Snippets são pequenas informações extras que o robô do Google identifica no código fonte da sua página e que aparecem em resultados de pesquisa, destacando os resultados que apresentam essas informações dos demais. Mas elas são realmente necessárias? Depende se você quer que sua página se destaque das outras nos resultados do Google? Se a ideia lhe agrada, Rich Snippets são, com certeza, uma boa solução.

rich-snippets-wordpress

O uso de Rich Snippets não é novidade, estes já vêm sendo usados desde 2009, porém vêm sofrendo aprimoramentos e ganhando cada vez mais destaques nas SERPS, com isso ganhando a adesão de mais desenvolvedores e gestores de sites.

Estudos indicavam que ter a foto do autor da página no resultado das pesquisas rendia 3 vezes mais cliques do que os resultados sem foto, hoje você pode ter a certeza desse diferencial verificando que cada vez mais resultados aparecem com fotos ou outros Snippets. Mas você deve estar se perguntando, são tantos assim? Sim, veja os tipos existentes:

TIPO DE RICH SNIPPETS:

  • Breadcrumbs
  • Eventos
  • Música
  • Organizações
  • Pessoas
  • Produtos
  • Receitas
  • Classificações / Revisões
  • Comentários
  • As aplicações de software
  • Vídeos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os Rich Snippets, vamos ver como você pode se beneficiar com eles em seu site WordPress.

UTILIZANDO O SNIPPET DE AUTOR

Vamos começar falando do Rich Snippets de Autor da página, no qual a foto do autor aparece ao lago esquerdo dos resultados nas pesquisas. Essa informação de foto e nome do Autor é retirada do perfil do autor na Google+, a rede social do Google. Vamos ver a seguir como utilizar esse recurso.

VINCULANDO SEU SITE AO SEU PERFIL DO GOOGLE+

Essa é a primeira coisa que você precisa fazer, ir ao seu perfil do Google+ , e adicionar link para seu site na seção Colaboradores.

colaborador-google-plus

Muita atenção para que essa informação esteja classificada com pública.

INSERINDO O CÓDIGO MANUALMENTE

O próximo passo é adicionar o código abaixo em seu template. Normalmente isso é facilmente resolvido editando o arquivo header.php

1
<Link rel = "autor" href = " https://plus.google.com/ 116551169948895642216" />

INSERINDO O CÓDIGO COM PLUGINS

Você pode ainda usar os Rich Snippets para WordPress com auxilio de plugins, a escolha de qual plugin será de acordo com as necessidades de seu site. No caso de um site com apenas um autor, você pode usar a opção do plugin WordPress SEO da Yoast, basta ativar o campo de metadados de autor, selecionando o perfil do seu usuário no WordPress e o associando a url de sua página de perfil do Google+.

rich-snippets-autor-google

Mas caso tenha vários autores, você precisa quer todos façam o mesmo processo e que preencham o seu perfil com o link para o Google+, nas páginas de cada posta deverá contar esse link, indico usarem um plugin para assinatura dos post por autor.

Um bom plugin para essa tarefa é o Author Bio Box, basta inserir na configuração do perfil do autor o link da sua páginas no Google+ com a tag “rel=author” no final, como mostra a imagem abaixo:

rich-snippets-autor-post

UTILIZANDO O SNIPPET DE RESENHA DO AUTOR

A resenha é normalmente utilizada para avaliação de produtos ou serviços nos quais você está falando no seu artigo, com esse recurso você pode ganhar destaque com seus artigos nos resultados de buscas.

rich-snippets-resenha-autor

Com o uso de plugin Author hReview você terá a facilidade de colocar as informações que deseja na página de edição do seus post. Uma forma simples e rápida de colocar seu site em destaque.

rich-snippets-resenha-autor

UTILIZANDO O SNIPPET PARA AVALIAÇÕES DE USUÁRIOS

É um recurso interessante se você possuir um número grande de visitantes que sempre deixam comentários em seus artigos, ativando a avaliação, ou também conhecida como classificação, o usuário ao fazer um comentário no artigo indica uma nota para seu artigos, normalmente são usadas estrelas para quantificar essa nota.

Neste caso, o plugin indicado para essa tarefa é o GD Star Rating, que permite que você configure a classificação para os comentários de seus artigos. Alguns template já possuem essa função inclusa, veja se é interessante mantê-la ou usar o plugin.

UTILIZANDO O SNIPPET PARA RECEITAS

Nos casos de sites que divulgam receitas, o Google também oferece um snippets que pode expor informações de tempo de preparo, as avaliações feitas pelos usuários do seu site WordPress, essas avaliações vêm quase sempre juntas com o sistema de comentário de seu site

O plugin que indico para esse caso foi concebido exclusivamente para esse formato, é oEasyRecipe. Ao adicionar uma nova receita e todas as marcas microformat necessárias serão adicionadas com as informações que você inserir.

TESTANDO SEU RICH SNIPPETS

Sempre que fizer a configuração dos Rich Snippets para seus artigos faça um teste de visualização para verificar se estão sendo interpretados corretamente. O Google Webmasters Tools disponibiliza a ferramenta de testes de dados estruturados.

CONCLUSÃO

Como vimos esses são os principais snippets que você pode utilizar em seu site WordPress e ganhar destaque, seja qual for seu segmento de atuação. Com certeza vou falar mais sobre esse assunto em futuros posts e tocar em alguns dos snippets que não abordei neste artigo, como o de produtos e breadcrumbs, que menos utilizados, por serem mais segmentados, mas muito úteis para destaque de resultados na SERP.

E você? Já usa Rich Snippets? Deixe seu comentário contando como foi a sua experiência na implementação desse recurso e nos resultados que obteve.

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?