Sabemos que o conteúdo das mídias digitais, se baseia em tempo real e momentaneidade, pois a informação se espalha pelas redes sociais com muita velocidade. Por isso, muitas empresas costumam agendar, organizar-se estrategicamente na hora de planejar e publicar o seu conteúdo.

Nesse artigo vamos discutir a importância da organização de conteúdo para a sua empresa, enfatizando os métodos mais eficazes de gerenciamento de postagens para você.

Mídias Sociais: como planejar os meus conteúdos com antecedência?

Quando falamos em “planejar meus conteúdos”, nos referimos a estratégias de planejamento que influenciam diretamente na assertividade das campanha ou publicações.

É essencial que você desenvolva os principais objetivos daquele post, se possível, faça sempre alguns rascunhos e anotações que possam viabilizar o seu problema- Qual o meu objetivo ao planejar conteúdos para o meu negócio? Seria venda, divulgação de um produto novo, geração de novos leads, etc.

O planejamento de conteúdo antecedente pode auxiliá-lo na criação de uma consistência.

Uma criação de um planejamento mais consistente

O termo se relaciona com a frequência das suas publicações, assim também, ela poderá despertar em seu público a espera de novos conteúdos por meio de um cronograma definitivo em relação à quantidade de publicações em conteúdos que foram programados- semanalmente e mensalmente. Dessa forma, você valoriza o engajamento do seu negócio.

Um planejamento de conteúdo sensível ao seu tempo

Aqui, vale sempre lembrar das datas sazonais que possam se relacionar com o seu tipo de negócio, não somente dando ênfase em comemorativas comuns- natal, ano novo, páscoa e outras.

Ainda mais que, entram também, planejamento de eventos, feriados e lançamentos de produtos. Sendo assim, coloque-os sempre em seu calendário de planejamento.

Envolva o seu planejamento com outras pessoas

Esse tipo de envolvimento pode ser interno e externo. Juntamente, com o envolvimento interno, permita sempre que toda a sua equipe se envolva no processo de produção e finalização prévia do conteúdo. Do mesmo modo, eles poderão auxiliar em ideias, correção de peças e cronograma das publicações.

No planejamento externo procure produzir um conteúdo que faça o seu público interagir. Bem como- caixa de perguntas, repost, interatividade em comentários das publicações.

Registro de publicações em arquivo

Mantendo em um calendário arquivado os seus planejamentos e cronogramas de publicações, você poderá utilizá-los posteriormente como referência para conteúdos futuros. Sendo assim, procure sempre seguir uma cadência de ritmos em suas postagens de um período para outro.

A regra do planejamento 4-1-1

Essa regra foi desenvolvida por Andrew Davis juntamente com Joe Pulizzi. Assim, os dois marketeiros definiram essa estratégia simples de proporção em compartilhamento de mídias sociais. Definitivamente, o funcionamento dela para o seu negócio, se baseia em:

4- peças de conteúdos relevantes originais, podendo ser referentes de outros.
1- retweet para cada uma das próprias atualizações. Concluindo com um exemplo:

Segunda-Feira

  • Uma promoção do seu e-commerce/ loja virtual;
  • Uma publicação no Instagram sobre motivação.

Terça -feira

  • Uma promoção do seu e-commerce/ loja virtual;
  • Uma publicação interativa- “comente para ganhar”.

Planejamento de conteúdo: método bônus

Joel, também apresenta um equilíbrio utilizado em suas publicações semanais. Bem como, o seu método de compartilhamento 4:1 funciona da seguinte maneira:

Para cada quatro conteúdos publicados- padrão, um deve-se diferenciar-se dos outros, afinal é preciso ter variedade. Veja o exemplo:

Padrões (P)
Variedade (V)

Semanas

1- P-P-P-V-P;
2- P-P-P-P-V;
3- V-P-P-P-P;
4- P-V-P-P-P.

Qual a frequência ideal para o planejamento das minhas postagens?

Foto  de uma agenda ilustrando o planejamento do contéudo

Após a criação do conteúdo e do planejamento, você precisará descobrir a frequência ideal para as suas postagens. Sendo assim, os seus horários devem estar de acordo com a sua audiência, ou seja, seu público-alvo.

Segundo a Forbes, o número de postagens para Instagram e Facebook será 1.5x e 2x ao dia. Bem como, podemos concluir que uma ou duas postagens por dia será o suficiente para engajar e alimentar suas redes.

Como organizar meu planejamento de conteúdo?

Listamos abaixo para você, alguns passos de um planejamento organizado:

  • Organiza para você um fluxo de produção;
  • Elaborar o seu calendário editorial;
  • Manter suas ideias muito bem estabelecidas;
  • Você precisa buscar inspiração em vários fatores;
  • Defina as suas responsabilidades;
  • Busque sempre o domínio sobre os objetivos das tarefas;
  • Planeja as formas de distribuição;
  • Se possível, terceirize sempre algumas funções.

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