O Instagram hoje é considerada a segunda rede social mais utilizada no mundo, perdendo apenas para o WhatsApp. É uma mídia de crescimento em vendas online, divulgação e relacionamento social. Por isso, cada vez mais, o Instagram vem se destacando e impressionando vários analistas. Nesse artigos vamos discutir sobre os principais erros de divulgação, dando ênfase de como fazer para você empreendedor alavancar o seu negócio nessa mídia de sucesso.  

O Instagram

O Instagram surgiu em 2010, com o objetivo de compartilhar histórias através das fotografias pessoais ou ambientais dos seus usuários. Conforme seu desenvolvimento, o app expandiu-se também para vídeos, stories e moments.

Hoje, além do seu relacionamento social web empresas e pessoas desfrutam da oportunidade em vender, divulgar os seus produtos e serviços organicamente, ou estrategicamente, patrocinando algumas de suas publicações para alavancar vendas.

Muitos empreendedores enxergam o Instagram como uma fusão de reconhecimento mercadológico e aumento de poder em vendas remotas. Vale ressaltar que esse acontecimento não é por acaso, é necessário um mínimo investimento, esforço e dedicação. 

Antes de listarmos alguns erros comuns de divulgação no Instagram, ressaltamos que ao desfrutar da rede como uma ferramenta divulgativa, o usuário producente não vai transcender apenas criando um perfil, utilizando hashtags e publicando o seu conteúdo com grandes legendas explicativas. É preciso um pouco de estudo para compreender como a rede funciona e consequentemente tornar o perfil do seu negócio bombando na mídia social. 

Para você que está na área do empreendimento e deseja melhorar ou iniciar o seu marketing empresarial no Instagram, discutiremos agora possíveis erros que devem ser evitados na sua produção, promoção de marca produtos e serviços na ferramenta.

Não cometa esses erros no Instagram!

Perfil Privado

Para um perfil pessoal, ok! Agora jamais cometa esse erro com o seu perfil comercial. É viável que o seu perfil seja visto e visitado por seus usuários de interesse, para que eles possam interagir e engajar em suas publicações, até mesmo efetuarem uma compra. O Instagram já proporciona em sua rede contas comerciais para fins lucrativos.

Não responder às solicitações no direct  

Se o seu objetivo é voltado para gerar ações de envolvimento com o seu público, então, é preciso sanar, esclarecer possíveis dúvidas que aparecerem na caixa de mensagens do perfil. Postou alguma foto no feed, obteve um número de comentários? Responda todos!

Evite fugir do branding da marca e sempre verifique os erros de português antes de responder a mensagem, pois isso gera uma credibilidade e seriedade no que você está oferecendo. 

Fotos no feed com baixa qualidade

As fotografias do perfil são consideradas a essência do Instagram, portanto elas precisam de uma excelente qualidade visual para que seja mantida a confiabilidade da sua marca com o intuito de não prejudicar o seu engajamento. 

Pensar primordialmente em números de seguidores

Nem sempre um perfil que possua grandes números de seguidores será engajado. Os números são a base para a divulgação, mas comprar seguidores no Instagram foge da segmentação do seu mercado, pois a rede lhe proporcionará vários perfis divergentes que consequentemente não irão interagir com interesse em seu produto. Desse modo, é preciso paciência e planejamento estratégico criativo. 

O ideal é investir em publicações patrocinadas, dessa maneira o engajamento e o número de seguidores se elevam com mais assertividade.

A falta de planejamento estratégico de conteúdo

Instagram erros do instagram

É impossível mensurar seus resultados sem um planejamento de conteúdo. Planeje um cronograma de postagens mensais/ semanais, agende suas publicações e produza conteúdos sobre assuntos criativos que estão interligados diretamente com o seu serviço e mercado.

Caso você não possua tempo, ou um capital para a contratação de um serviço específico de marketing, opte pela contratação da otimização do seu perfil. Com ela, você agendará publicações quando quiser, sem falar de vários outros recursos disponíveis- segmentação, relatórios personalizados, automatização de mensagens e outros.

Postar várias imagens na mesma hora

Publicar inúmeras vezes por um curto período de tempo é prejudicial para o seu comercial. O Instagram pode até identificar o seu perfil por parte do seu algoritmo e consequentemente bloquear instantaneamente o seu perfil por um período. O fator também pode acontecer para respostas replicadas tanto no direct quanto nas publicações.

É vantajoso usufruir da combinação de imagens do Instagram, deixando-o mais organizado e atrativo. A respeito das respostas, faça o seu cliente se sentir importante, responda diferentemente para todos os comentários e mensagens.  Procure sempre mencionar a tag do seu usuário antes de responder, com isso, você evita o risco de ser identificado pela rede como SPAM.

Não explorar os recursos do Instagram 

Procure sempre interagir de maneiras diferentes com o target. Stories, reels, caixas de interações, filtros, emojis, hashtags, localizações e outros. Se todos esses recursos estão ali, utilize!

Evitando esses erros, você já tem um grande caminho andado para fazer do seu Instagram comercial uma de suas fontes de renda. Link o seu site com sua rede social e venda também pela rede.

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