Quem tem uma conta no Instagram, rede social de fotos e vídeos, já deve ter se perguntado se há uma forma de agendar posts e gerenciar múltiplos perfis com apenas uma ferramenta. A boa notícia é que já existem três: o russo Posts e o americano Latergram inauguraram o nicho, e já ganharam também um concorrente brasileiro. A Zock Digital Rocket criou um serviço que automatiza os posts em português.

screen_shot_2014-01-13_at_4.45.24_pmCodificado pelo desenvolvedor Angel Junior, o site surgiu da necessidade de facilitar o gerenciamento de contas no Instagram de clientes de uma agência de publicidade de Goiânia (GO). Poucas horas depois, a programação estava concluída e ele foi disponibilizado para o público.

Das três ferramentas, o Zock é o único que possui versão gratuita e pode ser acessado tanto de computadores como também de celulares e tablets. Saiba como usar o sistema de agendamento.

Criando sua conta e cadastrando os dados no Zock

Site brasileiro permite agendamento de fotos no Instagram (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Site brasileiro permite agendamento de fotos no Instagram (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 1. Faça seu cadastro e insira seu login e senha;

Passo 2. Conecte sua conta do Instagram, entrando com o nome de usuário e a senha da rede social.

A opção gratuita permite o agendamento de até cinco posts de um único perfil por mês. Os planos pagos oferecem número de publicações ilimitado e variam de R$ 19,90 (uma conta) a R$ 48,90 (até 25 contas), mais indicado para empresas e agências de publicidade;

Agendando uma publicação no Instagram

Conecte sua conta e agende publicações (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Conecte sua conta e agende publicações (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 3. Com sua conta conectada, clique no botão azul “Agendar” e siga para a próxima tela;

Selecione a imagem, defina data e hora da publicação e a legenda (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Selecione a imagem, defina data e hora da publicação e a legenda (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 3. Recorte a foto que você quer postar no tamanho 640×640 pixels usando um editor de imagem, e faça upload do arquivo.

Passo 4. Preencha a legenda com até 300 caracteres e defina a data e hora do seu post. Mas, atenção: leve em conta o horário de Brasília no preenchimento.

Revisando seus agendamentos

Confira seus agendamentos feitos pelo Zock  (Foto: Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Confira seus agendamentos feitos pelo Zock (Foto: Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

 

Passo 5. Na tela inicial, clique no botão verde “Posts” e confira seus agendamentos.

Caso queira desistir de postar alguma imagem, basta clicar em “Excluir”. Caso já tenha publicado uma foto usando o Zock, ela aparece em “Publicados”;

Conferindo seus posts

Post agendado com sucesso e publicado no Instagram (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)Post agendado com sucesso e publicado no Instagram (Foto: Reprodução/Vinícius Sacramento)

Passo 6. Após o dia e hora – de Brasília – marcados, acesse a página do perfil conectado ao Zock e confira se sua publicação foi realizada com sucesso.

O Zock admite que há uma possibilidade pequena de falha e, caso use uma ferramenta para gerenciar o Instagram de uma marca, por exemplo, é necessário conferir se o post foi ao ar e estar preparado para refazê-lo em caso de problemas;

Nos testes realizados pelo Techtudo, todas as fotos foram publicadas no horário agendado. Porém, como o Zock não possui conexão OAUTH com o Instagram, ou seja, não é possível compartilhá-la automaticamente no Twitter e no Facebook. Os filtros do aplicativo da rede social também não estão disponíveis ainda, assim como o envio de vídeos.

De acordo com os desenvolvedores, 58% dos usuários do Zock usam a versão gratuita, e em menos de um mês de funcionamento, a plataforma registra uma média de 37 posts por hora.

 

Via TechTudo

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?