fbpx

Um novo padrão para o Instagram?

Instagram realmente está querendo recuperar a confiança de seus usuários e o crescimento de sua comunidade. Dias atrás nos lembrou de melhorias sensíveis na rede e expôs no seu blog uma leitura do que foi o início dessa experiência: “A construção de um aplicativo simples que inspirou a criatividade durante a captura de momentos do cotidiano através da lente do seu celular”.

nova-atualizacao-do-instagram

Ainda sublinhou o sentido fundamental do aplicativo: “O nosso foco na construção de uma experiência móvel é um caminho exclusivo que nós escolhemos por muitas razões, a mais importante das quais é que o Instagram, em sua essência, é de ver e tirar fotos em qualquer lugar, em movimento ”. Tudo isso para chegar no que significou seu grande avanço: maior acessibilidade. Primeiro com abertura para o sistema operacional Android, depois com a navegação através do desktop e tablets.

Agora a interação para quem está em outros dispositivos é ainda maior: “…os usuários ativos do Instagram podem verificar a sua página exatamente como eles fazem em seus iPhones ou telefones Android, como comentar, curtir e ver os comentários sobre as fotos dos outros”, noticiou a Adweek, observando o que a intenção do Instagram é ampliar a experiência dos seus usuários também na Internet: a interação na página on-line coloca essa experiência em paridade, com o que antes era apenas possível, através do dispositivo móvel.

Screen shot 2013-02-18 at 01.47.58Instagram lança feed de atualizações pela web (Foto: Reprodução)

A exceção é que as fotos não podem ser postadas online, somente por meio do dispositivo móvel: “… o Instagram são fotos produzidas em movimento, no mundo real, em tempo real… O Instagram para a Internet tem como objetivo tornar a experiência de navegação mais rápida, simples e um agradável “, diz Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, no blog.

Screen shot 2013-02-18 at 02.21.10Exemplo do novo feed visto em um navegador desktop (Foto: Reprodução)
Screen shot 2013-02-18 at 03.10.12Interações também podem ser feitas via navegador desktop (Foto: Reprodução

Percebemos um desejo real de expansão da mídia imagética, mas isso já sabíamos. A novidade é uma espécie de atenção com seus usuários e com as interações da rede. Basta acompanhar o blog do Instagram e ver que há um movimento, nesse sentido. O Instagram estaria desenhando outro padrão, que supõe mais cuidado com sua comunidade, depois do episódio que significou a perda de boa fatia de seus usuários?

Isso ainda não podemos responder, mas adianto que para os próximos artigos decidi acompanhar o blog do Instagram com olhos clínicos, como que vê nuances e sutilezas, e mostrar aqui algumas dessas ações que reforçam a permanência de seus usuários e ainda alimentam a expansão de sua comunidade.

Via Tech Tudo / Ticiana Porto

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?