Investir em produção de conteúdo vale a pena? É Uma pergunta que todos querem saber, não é mesmo? A produção de conteúdo é auxiliadora em diferentes aspectos estratégicos. Você fortalece a sua marca, obtêm novos consumidores e fideliza clientes com mais facilidade. Neste artigo vamos discutir e esclarecer dúvidas frequentes sobre tais particularidades do tema.

O que é produção de conteúdo? 

A produção de conteúdo é o cérebro do inbound marketing. Ela é uma estratégia digital responsável por entreter, informar e educar usuários que muitas vezes, acabam se tornando clientes.

Quando o conteúdo publicado é esclarecedor e informativo, ou seja, estratégico e bem engajado ele funcionará como um impulsionador de conversões trazendo resultados relativos para a sua empresa. 

Qual a importância da produção de conteúdo para o marketing?

Para se tornar uma referência em vendas no seu seguimento é de extrema importância o investimento em produção de conteúdo. Geralmente, o consumidor busca informações que supram suas necessidades e desejos, estabelecendo uma relação de troca entre cliente e marca.

O conteúdo hoje pode ser considerado o principal canal de oferta, já que a informação chega com mais agilidade e confiança. Com o intuito de transmitir a mensagem, é preciso de fato, ultrapassar barreiras através de estratégias bem elaboradas do qual tem por objetivo elevar o nível de clicks em um site ou até mesmo converter leads em vendas.

O marketing digital é o principal recurso de todo esse processo. O produto passa ser o porta voz intencional que cativa o usuário com uma essência influenciadora, ultrapassando o limite verbal. Assim, o público costuma receber o mesmo comunicado em diferentes canais.

É importante o acompanhamento dessa comunicação quando investe em produção de conteúdo, já que a mesma se modifica do interno para o externo. Não basta apenas produzir um conteúdo sem ao menos ter metas e objetivos, é necessário saber direito o que deseja transmitir.

Produção de conteúdo na prática

investir em produção de conteúdo

Ao investir em produção de conteúdo na prática você precisa dividida em etapas, irei descrever cada etapa abaixo:

Persona

Antes de tudo, o público do qual você deseja atingir deve ser definido. Elaborar uma persona representativa de um consumidor ideal, facilita no processo de transmissão da mensagem.

Palavra-chave

Definir as palavras-chaves (keywords) que serão utilizadas na sua campanha faz com que o volume de buscas do Google direcione o usuário para o seu site.

Estratégia de produção

A estratégia de produção define métodos mais assertivos na hora de produzir um conteúdo relevante para o seu site. Sendo assim, você oferece uma produção de qualidade para o seu público-alvo, estabelecendo um relacionamento duradouro.

Cronograma de postagens

A definição de um calendário de postagens, ou linha editorial pode fazer com que você conheça os horários mais viáveis em que seu público está inserido, observando através do fluxo de clicks e números de visitas no blog. Baixe gratuitamente nossa planilha para criação de linha editorial.

Call to action

Instigue a curiosidade do seu leitor através do call to action (frase de impacto).

Distribuição

Defina sempre o local mais viável para a postagem do conteúdo: e-mail marketing, redes sociais, site da empresa ou blog.

Principais vantagens ao investir em produção de conteúdo

Segue uma lista dos principais benefícios ao investir em produção de conteúdo.

  • Redução de custos de aquisição de clientes;
  • Elevação  do lifetime-value (valor total gasto por um cliente na sua empresa);
  • Geração de leads com mais frequência;
  • Aumento do número de vendas;
  • Educação de mercado, onde o consumidor aprende sobre o que o seu negócio oferece;
  • Aumento do engajamento e tráfego do site;
  • Geração de brand awareness.

Marketing e o conteúdo

O marketing e o conteúdo andam juntos. Um é responsável pela implementação da estratégia mais viável, já o outro fica com a dispersão da comunicação.

Ambos atraem e geram valor para a sua marca, criando uma percepção positiva na cabeça do consumidor. Com isso, vários outros negócios são gerados naturalmente.

Metodologia Inbound

O inbound é a principal estratégia do marketing digital, o seu principal objetivo é a busca por converter sutilmente o usuário através de seus interesses. Ele chega até o seu site em busca de soluções para determinado problema.

investir em produção de conteúdo inboud marketing

Esse marketing de atração é aplicado de maneira invertida, ou seja, o consumidor chega até você no tempo dele, permitindo a sua comunicação.

A metodologia é estruturada em quatro pilares:

Atrair: os visitantes são atraídos para o seu site interessados em seu negócio.

Converter: nessa etapa os visitantes se tornam leads, ou seja, podem se tornar possíveis compradores.

Vender: é despertado um interesse no lead, em determinado produto ou serviço do seu site. Aqui é apresentado a melhor solução para o fechamento da venda.

Encantar: Após a venda, deve-se criar um relacionamento duradouro, encantando o cliente oferecendo todo o suporte e atendimento diferenciado.

O inbound atrai seu público, ganha a confiança da sua marca e eleva os seus seguidores e usuários do site.

Planejamento estratégico para investir em produção de conteúdo

No planejamento você deixa esclarecido os resultados que pretende obter com sua estratégia de marketing de conteúdo, dando ênfase no caminho que será traçado e como chegará nos resultados.

Você pode também colocar dentro do seu planejamento algum indicador-chave de desempenho (KPls).

KPls
São ferramentas de gestão utilizadas para realização de dos níveis de desempenho e sucesso de determinada empresa focada em seus processos nos negócios, melhor dizendo, o quão bem estamos.

Funil de vendas e pós-venda

investir em produção de conteúdo e pos venda
Doctor talking to pharmaceutical sales representative on conference, discussing issues.

O funil é responsável por demonstrar que das muitas pessoas que chegam até você, apenas determinada parcela passará por todo o processo, sendo a mesma convertida em venda tornando-se cliente.

No topo do funil o público busca informações, que talvez ele não tenha conhecimento de que elas irão solucionar o seu problema. Por isso, de início deve-se atrair a atenção do usuário para o descobrimento do fato.

Quando se chega no meio do funil, o usuário já descobriu a sua necessidade, por isso apresentar a solução para resolver o problema é de fato, melhor do que informar. Uma ótima maneira de conquistar leads é com e-books, conteúdos interativos, white papers e multimídia.

A etapa de decisão é o fundo do funil. Aqui, o indivíduo já está procurando adquirir o seu produto ou serviço, ele busca a informação de finalizar a compra.

O comportamento pós-venda refere-se ao relacionamento do conteúdo produzido por sua marca para com o seu consumidor. É preciso nutrir essa relação, fazendo com que ela se torne cada vez mais duradoura.

A persona

Buyer persona é uma espécie de de personagem semi ficcional, que irá ajudá-lo a identificar melhor  o seu comprador perfeito.

Principais ferramentas utilizadas investir em produção de conteúdo

Existem várias estratégias e ferramentas de conteúdo que podem na prática alavancar o seu site de maneira orgânica, ou até mesmo com um pequeno investimento. São elas:

  • Artigos para blogs;
  • SEO;
  • Redes sociais;
  • Ferramentas de automação;
  • Banco de imagens;
  • Planejamento estratégico;-  Storytelling. 

Para a utilização dessas ferramentas citadas acima, você precisa elaborar um plano de metas, conhecendo as etapas da produção.

Conversão de clientes

A conversão é uma tática que influencia um potencial cliente a realizar ações específicas em seu site. Varia desde CTA (clicar em uma chamada para ação), até mesmo digitar seu endereço de e-mail e preencher um formulário.

Utilizar uma taxa de conversão faz com que você consiga estar ciente da quantidade de clientes que estão se convertendo, ou seja, realizando alguma ação específica.

Exemplo: você tem 5.000 visitantes por dia no seu site e 500 deles se tornarem cliente, sua taxa de conversão diária será de 10%.

O CRO (otimização de página) recai sobre 99% do departamento de marketing sendo algo que todos da empresa têm o poder de efetuar.

Uma alta taxa de conversão significa um elevado número de vendas. Com clientes mais satisfeitos o (CPA) fica potencialmente mais baixo.

Essa estratégia de conversão pode ser melhorada de muitas maneiras diferentes. Exemplo seria se em uma pesquisa os seus clientes afirmarem que seu site é confuso, você pode optar pela alteração do design e layout oferecendo uma experiência diferenciada.

Pode-se considerar como dica para o aumento da conversão em seu site os seguintes fatores:

Mensagens claras e diretas;
Mix de mídias distribuídos pelo site;CTAs claras.

A conversão nunca acaba, quanto mais produção e investimento de conteúdo, melhor será os seus resultados.

Como podemos ajudar você?

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