O que são DNS?

O DNS ( Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios ) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído visando resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP).
O servidor DNS traduz nomes de endereços IP para nomes respectivos e legíveis de serem memorizados pelo usuário.

Ou seja, é praticamente mais difícil memorizar um numero como Ex: 192.263.90.00 sendo que este numero pode ser substituído por Ex: www.seudomínio.com

 

img_bwh_dns

 

Como funciona a propagação dos DNS?

Os provedores de acesso à internet (ISP) mantém um sistema de cache DNS para evitar consultas recorrentes ao nome de um mesmo site e, assim, diminuir o tráfego da rede, tornando o acesso mais rápido.

Dessa forma, quando uma página é consultada nos serviços que utilizam este sistema, é feita uma consulta DNS na internet e esta é guardada em cache por um certo tempo para as futuras requisições similares.

Por este motivo, quando alteramos os DNS’s que respondem pelo domínio, estes serviços continuam consultando o DNS antigo armazenado em cache e acessando os endereços antigos.

Quando este cache é renovado (em até 24 horas para domínios nacionais (.br), ou até 72 horas para domínios internacionais), o sistema consultará o DNS na internet novamente, encontrando o novo endereço.

 

Para minimizar os efeitos da propagação de DNS:

Sendo assim, nós da Brasil Web Host sempre recomendamos que altere o DNS de seu domínio em períodos de pouco acesso, como por exemplo, finais de semana, feriados e etc…

 

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?