Você esta recebendo muitos SPAM como comentário em seu blog? Então veja a matéria abaixo, na qual será muito útil.

O Akismet é muito eficiente, mas sua eficiência se dá, apenas “após o formulário de comentários“, e a partir daí, o administrador de um blog precisa verificar a lista de detecções do plugin manualmente, a fim de encontrar possíveis comentários e pingbacks válidos que tenham sido erroneamente detectados como spam.

wordpress-logo

 

O grande problema é que existem os tais “robôs” dos spammers, que conseguem “utilizar” qualquer formulário que não faça uso de um dispositivo de segurança, como por exemplo o sistema de verificação como “captcha“.

Ou seja, os comentários/spans enviados por tais robôs acabam sendo  realmente enviados, e vão para a fila do Akismet, onde ficam à espera da verificação  do administrador/autor. O Akismet pode até ser configurado para apagar automaticamente os spans recebidos, após um certo período, mas esta é uma opção não muito recomendável devido às possíveis falhas.

E dependendo do volume de spam que o blog em questão recebe, este pode se tornar um trabalho cansativo e, e causar transtornos muito grande tanto ao usuário como o provedor que fornece os serviços de hospedagem.

 

A solução:

O plugin “Math Comment Spam Protection” é uma excelente ferramenta no combate ao spam em qualquer blog que utilize o WordPress. Ele adiciona uma simples “questão matemática” ao formulário de comentários, a qual deve ser obrigatoriamente respondida pelo visitante para que o comentário seja enviado. Sem a resposta correta, não há envio de comentário.

Como resultado, nenhum robô conseguirá “postar”, seu Akismet ficará ocioso e o volume de spam recebido diminuirá consideravelmente

 

A instalação:

A instalação do “Math Comment Spam Protection” é bem simples, porém requer a edição do arquivo “comments.php” de seu WordPress.

  1. Em primeiro lugar, efetue o download do “Math Comment Spam Protection Plugin
  2. Descompacte o arquivo e efetue o upload da pasta “math-comment-spam-protection” para o diretório /wp-content/plugins/ de seu WordPress.
  3. Efetue a ativação do plugin em seu WordPress.
  4. Acesse as configurações do mesmo, e altere as “Error Messages“, conforme seu desejo.
  5. Em relação à opção “Used Operands“, no caso deixamos o padrão em utilização.

Ainda em relação à opção “Used Operands“, caso deseje, basta substituir o caractere localizado à direita do “~” pela descrição do número. Por exemplo: 1~um2~dois, e assim por diante. Mas o default já é suficiente, neste caso, acredito que quanto mais simples melhor.

OBS: em relação às “error messages“, ou “mensagens” de erro, estas são exibidas quando o visitante informa um valor incorreto para a soma solicitada, ou então quando deixa de preencher o campo. Abaixo você pode conferir dois exemplos

Error message being displayed in case of no answer (empty field) / not entered a number

Esta é a mensagem de erro exibida quando o campo é deixado em branco. Aqui no Open2Tech estou usando o seguinte código:

<p align=”center”>
<strong>Error:</strong> Por favor, utilize o botão “<b>Voltar</b>” do seu navegador e preencha o campo “proteção contra Spam”.
</p>

Error message being displayed in case of a wrong answer

Esta é a mensagem exibida no caso de ser informado um resultado incorreto para a soma. Aqui no Open2Tech estou usando o seguinte código:

<p align=”center”>
<strong>Error:</strong> Você digitou uma soma incorreta no campo “Proteção contra Spam”. <br />Pressione o botão “<b>Voltar</b>” de seu navegador, e tente novamente.
</p>

Visão geral:

mathcomentspam_1

Executados os procedimentos acima, o plugin está quase instalado. Resta agora efetuarmos uma pequena modificação no arquivo “comments.php” de seu tema, o qual pode ser encontrado no seguinte local:

/pastadoseuwordpress/wp-content/themes/nomedoseutema/

Faça o backup deste arquivo antes de qualquer modificação, para evitar quaisquer problemas.

 

Iniciando a edição do arquivo comments.php

Em primeiro lugar, você vai ter de definir o local onde deseja que a “pergunta matemática” seja feita. No meu caso, resolvi inserir logo após o campo “website”, no formulário de comentários. Você pode, é claro, inserir onde bem desejar. Abaixo darei alguns exemplos:

 

Copie o código abaixo:

 

<?php

/****** Math Comment Spam Protection Plugin ******/

if ( function_exists('math_comment_spam_protection') ) {

$mcsp_info = math_comment_spam_protection();

?> <p><input type="text" name="mcspvalue" id="mcspvalue" value="" size="22" tabindex="4" />

<label for="mcspvalue"><small>Spam protection: Sum of <?php echo $mcsp_info['operand1'] . ' + ' . $mcsp_info['operand2'] . ' ?' ?></small></label>

<input type="hidden" name="mcspinfo" value="<?php echo $mcsp_info['result']; ?>" />

</p>

<?php } // if function_exists... ?>

 

Abra o arquivo comments.php do seu tema e busque pelo seguinte código, na linha 173:

<label for=”url”><small>Website</small></label></p>

 

Insira o código abaixo:

 

<label for=”url”><small>Website</small></label></p>

<?php /****** Math Comment Spam Protection Plugin ******/ if ( function_exists('math_comment_spam_protection') ) { $mcsp_info = math_comment_spam_protection(); ?> <p><input type="text" name="mcspvalue" id="mcspvalue" value="" size="22" tabindex="4" /> <label for="mcspvalue"><small>Spam protection: Sum of <?php echo $mcsp_info['operand1'] . ' + ' . $mcsp_info['operand2'] . ' ?' ?></small></label> <input type="hidden" name="mcspinfo" value="<?php echo $mcsp_info['result']; ?>" /> </p> <?php } // if function_exists... ?>

 

Utilizando o exemplo acima, o “layout” da “pergunta matemática” de seu formulário de comentários ficará exatamente igual à que é exibida aqui no Open2Tech:

 

comment_math3

 

Um sistema eficaz

Este tipo de sistema, que tem por objetivo confirmar se a “entidade” que está escrevendo o comentário, o post e/ou enviando um formulário de contato é realmente um ser humano e não um bot, é muito interessante e útil.

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?