Hoje o principal objetivo das empresas no mercado é vender seus produtos e serviços, gerar valor para a marca, conquistar e fidelizar clientes. Mas você já parou para pensar qual é o seu cliente ideal? Quem é exatamente aquele seu comprador que busca uma solução na qual somente a sua empresa poderá solucionar? A definição desse consumidor refere-se a persona da sua marca.

Nesse artigo vamos abordar o assunto- o que é persona de uma empresa, qual a sua finalidade e como desenvolvê-lo de acordo com o seu nicho de mercado e branding.

Persona: o que é?

A persona é a representação do cliente ideal da sua empresa, geralmente ele é semi fictício e serve como um norte para atração na elaboração de estratégias do seu nicho de mercado. Ele carrega em sua identidade, características reais de um indivíduo inserido socialmente como – histórias pessoais, localidade, objetivos, preocupações e conquistas.

Esse cliente semi fictício pode aparecer também como buyer persona ou avatar. As empresas apostam nessa criação para que fique mais fácil identificar as linhas estratégicas que serão utilizadas no inbound marketing do seu negócio.

Assim, o trabalho é facilitado desdobrando-se facilmente para qual lugar a empresa deve apostar, já que, para atrair, converter e nutrir possíveis consumidores é preciso conhecer quais os motivos do qual fizeram eles chegarem até você, o que os motivou e quais os canais em que eles se inserem.


Qual a diferença entre persona e público-alvo?


É de extrema importância que você entenda a diferença entre persona e público-alvo. Vale ressaltar que ambos não são sinônimos e possuem definições diferentes. 

Persona: É o exemplo do seu cliente ideal. É um indivíduo representativo cheio de storytelling que cria uma empatia visual da linguagem e abordagem de estratégia.

Exemplo: Tales tem 22 anos é publicitário recém formado e trabalha como redator em uma empresa de comunicação. Pensa em desenvolver-se profissionalmente cursando uma pós-graduação em marketing digital. Ele adora viajar é solteiro e sonha em fazer um intercâmbio para aperfeiçoar o seu inglês intermediário.

Público-alvo: São informações mais gerais sobre o seu nicho de mercado, do qual o seu cliente ideal pode estar inserido.

Exemplo: Homens e mulheres, entre 20 a 27 anos, solteiros, graduados na área de comunicação, com renda mensal de R$ 2,500. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

É importante discorrer que não é preciso necessariamente limitar-se a somente uma persona. É comum que muitas empresas tenham mais de uma definição, graças ao seu grande segmento de mercado. Deve-se levar em consideração que definição de uma pessoa limita o seu negócio, só que muitas personas podem desviar o seu foco.

Mantenha sempre um equilíbrio constante entre o seu público e persona.


Qual a importância da persona para o meu negócio?

Elaborar a persona é fundamental dentro da estratégia de marketing digital. As personas são desenvolvidas para que as mensagens sejam enviadas corretamente para as pessoas corretas evitando assim, um possível ruído de comunicação entre empresa e cliente.

Segue abaixo alguns motivos de importância de se ter uma persona:

O estilo, tom e linguagem do conteúdo é adequado para o público, sendo assim a comunicação funciona fluentemente;

O tipo de conteúdo também deve se adequa ao seu público. Um exemplo positivo: Uma casa de carnes querer vender seus produtos para uma pessoa que adora churrasco, e não para um vegetariano;

A persona ajuda a desenhar as estratégias e caminhos a serem seguidos;

Ela auxilia também na definição de tópicos e temas que possam ser discutidos como uma oportunidade de negócio, graças aos seus gostos pessoais semi fictícios;

Ajuda a entender os prospects que navegam em seu site, entendendo o que eles buscam.


Como faço para desenvolver a persona do meu cliente ideal?


Agora que você já entendeu o que é persona, podemos ensiná-lo a como desenvolver o seu cliente ideal. O processo se inicia com alguns questionamentos que são respondidos de acordo com a sua vivência de mercado ou público.

Tente levantar algumas informações como:

– Quem é o meu cliente típico?
– Que tipo de assunto ele se interessa?
– Quais suas atividades mais comuns que ele realizada durante o dia a dia?
– Qual o seu nível de conhecimento sobre o meu produto?
– O que influencia ele comprar?
– Quais os objetivos, dificuldades e desafios?
– Caso a sua empresa for produto B2B, que tipo de empresa adquire essa solução através do meu produto? 

Essas questões são exemplos que podem servir como um desenvolvimento da ideia, sendo assim você poderá começar a desenvolver o seu modelo de persona. 

Brasil Web Host

Separamos para você, um link para download com mais informações para a criação de um modelo de persona para a sua empresa. Nele contém atributos pessoais de um indivíduo comum, como características físicas e  perguntas pessoais.

Baixar o modelo da persona que disponibilizamos no link

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Curtiu o nosso conteúdo? Se sim, entre em contato conosco. Vamos a desenvolver a persona do seu cliente ideal juntos! 

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