16jan, 2018
0Comentários

A importância da consultoria jurídica para seu negócio on-line

Hoje começaremos uma série de posts relacionados aos problemas corriqueiros que o jovem empreendedor digital têm em seus segmentos. Inaugurando a área, estaremos fazendo uma entrevista com o advogado, Marcelo Richter Cassar, do escritório de advocacia Richter Cassar & Costa, para falar um pouco sobre sua experiência na área de assessoria jurídica junto ao segmento digital.

Cada dia mais negócios estão sendo criados na web, a infinidade é enorme, mas você já parou para pensar que lidar com vendas ou pessoas pode acarretar problemas judiciais? Sejam eles por um simples descumprimento do contrato ou um serviço que não foi entregue adequadamente?

Marcelo Richter Cassar é nosso consultor jurídico aqui na Brasil Web Host, e sempre nos ajuda em dúvidas relacionadas a este departamento, por esta razão achamos interessante passar aqui um pouco desta experiencia. Nesta breve entrevista pretendemos mostrar e esclarecer alguns dos benefícios de possuir uma consultoria jurídica e empresarial dentro do seu plano de negócios, principalmente no momento inicial.

Olá Marcelo, nos conte como foi a nossa parceria e como nós da Brasil Web Host o procurou?
R: Quando a Brasil Web Host nos procurou estava diante de uma ação cível, em um juizado do Estado do Rio de Janeiro. Como nunca haviam tido qualquer problema judicial, se viram relativamente perdidos com tantas exigências para TENTAR apenas se fazer presente na audiência.

Após esse processo inicial, o que foi o fator que fez com que a consultoria fosse viabilizada?
R: Vimos que muitos outros aspectos do negócio deveriam melhorar, do contrário novas demandas viriam apenas por conta de pequenos erros de atendimento ao cliente. Por isso, fizemos uma análise pontual de alguns pontos do negócio da Brasil Web Host: atendimento ao cliente (treinamentos e suporte dos casos mais graves), alteração de cláusulas do termo de uso, adequação de textos para reclamações em redes sociais como o reclameaqui.

Eram atendimentos presenciais ou online?
R: Todos os atendimentos com a Brasil Web Host foram online, foi uma experiência também nova para nós, o que na prática foi MUITO vantajosa para ambas as partes, pois viabilizou um contrato muito mais acessível para todos.

Poderia dar um exemplo de um erro comum do jovem empresário virtual?
R: O erro mais comum que vemos é a não distinção de usuários, em que alguns são consumidores e outros não. Passamos alguns treinamentos apenas de responsabilidade civil para o pessoal da Brasil Web Host, contextualizando com seus próprios casos e eles começaram a entender que até a forma de comunicação de seu suporte deveria mudar.

Nossa empresa trabalha muito com consumidores e usuários normais. Sua consultoria pode ajudar a tratarmos cada um de forma correta perante a lei?
R: Sim, por exemplo, como a Brasil Web Host oferece um serviço extremamente personalizado, não é incomum alguns de seus clientes serem tão somente revenda de seus serviços. Nessa linha não estamos diante de clientes, pois os serviços não são utilizados para uso próprio, e com isso há a aplicação da legislação civilista e não consumidores para estes casos.

Como vocês começam o trabalho de assessoria nos clientes?
R: Cada eCommerce na internet é único, por isso focamos nossos esforços iniciais sempre na avaliação dos pontos mais críticos de qualquer negócio virtual: atendimento ao cliente, logística (problemas com correios), publicações em mídias sociais (reclameaqui) e avaliação os termos de uso (incluindo procedimentos internos no sistema para assinatura do usuário).

É importante ter um profissional jurídico?
R: O que conseguimos ver no decorrer desses quase 12 meses de relacionamento comercial é demonstrar, matematicamente, que se você opera a nível nacional, após uma determinada escala, você necessariamente terá que ter uma consultoria jurídica, pois os processos, infelizmente, virão.

Se gostou desta breve entrevista e achou importante ter este tipo de consultoria, compartilhe agora mesmo nas redes sociais. E acompanhe nossas redes sociais e blog a continuidade destes posts.

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?