fbpx

5 formas de programar em Ruby

Programadores experientes tendem a esquecer de como é ser um iniciante. Há muitas pessoas dispostas a se aventurar por esse mundo que muitas vezes pode ser frustrante. Isso dificulta que eles possam mostrar suas ideias ao mundo.

img_bwh_00661m

Um iniciante precisa de alguém que “fale sua língua” e o motive a continuar aprendendo. Pensando nisso, peguei todo meu “diário de sobrevivência” e escolhi os materiais de estudo que mais me ajudaram.

“Ruby é interpretada, de multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático”

Se você é iniciante, provavelmente além de isso não fazer muito sentido, foi entediante de ler … Correto? Nessa lista, tentarei evitar conteúdos que lhe faça sentir isso novamente.

Na prática, isso significa que a linguagem permite facilidade para alguém que está começando e muita produtividade para programadores mais avançados. Bem, vamos ao que interessa.

Try Ruby [em inglês]

Certamente recomendo esse site para qualquer um que esteja começando com Ruby. Ele possui um tutorial bem simples e interativo, importante para ter o primeiro contato.

Para acessar, visite o site: tryruby.org

CodecAdemy | Ruby [em português]

Para mim, esse é um dos maiores sites interativos que existem. Falando especialmente de Ruby, ele possui um tutorial muito prático e cita também diversas boas práticas. Excelente modo de aprender enquanto prática.

Para acessar, visite o site: www.codecademy.com/pt-BR/tracks/ruby

 

O Guia (comovente) de Ruby do Why [em português]

Uma dica: Comece a ler livros de programação o mais cedo possível. Livros ajudam muito por serem bastante detalhados e bem argumentados. Porém, muito deles são extremamente massivos, especialmente para iniciantes.

Eis que recomendo este livro, é uma leitura muito simples e divertida, que lhe fará explorar mais esse mundo sem dormir na cadeira.

Para acessar, visite o site: why.carlosbrando.com


Learn Ruby The Hard Way [em inglês]

Apesar do nome, este livro lhe ajudará a aprender da maneira mais fácil possível, além de dicas para seguir por esse caminho independente da linguagem.

Para acessar, visite o site: learnrubythehardway.org/book/

Learn To Program, by Chris Pine [em inglês]

É um excelente livro de introdução a programação que usa a linguagem Ruby,  por sua enorme legibilidade, como meio.

Para acessar, visite o site: pine.fm/LearnToProgram/

Dificuldades de compreender são frequentes, mas isso é normal, é como aprender qualquer coisa pela primeira vez.

 

Artigo baseado em – Rubyist Guide – Introdução a história da linguagem Ruby | DevLinuxBR
Fonte: Diolinux

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?