fbpx

Ataque de Hackers à App Store: Previna-se

Nem mesmo a gigantes Apple escapa de ataques de Hackers. O que era comum somente em sistemas Android agora vem se tornando frequente também em sistema da Apple.

vou-te-contar-um-segredo-os-hackers-sao-os-mocinhos.html

Hackers estão inserindo códigos de programação maliciosos dentro de aplicativos mais populares da App Store, com o objetivo de roubar dados dos usuários. Esse tipo de prática vem acontecendo cada vez mais em países como a China, onde teve origem.

Entenda como funciona:

O foco mudou, ai invéz de criar um altoritimo malicioso somente pra um aplicativo específico, os hackers criam
código de conseguiram inserir dentro de um software chamado Xcode usado pra criar aplicativos dessas plataforma.
Com isso, a medida que os aplicativos vem sendo desenvolvidos os mesmo já vem com o código malicioso inserido.

Então o problema está somente na China ?

A maioria dos ataques registrados forão na China, mas isso não quer dizer que o problema está restrito aquele país.
A lista de aplicativos infectados já passa dos 50.

O que o código faz ?

Ele é capaz de ter acesso ao ID (número de identificação) de um celular ou tablet e outras informações sobre o aparelho e que está usando. É possivel ainda que o hacker consiga manipular avisos falsos e até mesmo redirecionar acessos para páginas falsas.

Estou vulnerável ?

Procure por versões do software mais seguras, fique atento a possíveis mensagens estranhas aparecendo no seu celular ou se você está sendo redirecionado para páginas estranhas durante o acesso. É indicado alteração da senha do iCloud através de um computador. Atente-se na hora de fazer o download de qualquer aplicativo, pois como essa prática é nova ainda não sabemos quais aplicativos foram afetados, e se aconteceu em um pode acontecer em todos.

Quem está por trás dos ataques ?

Ainda não se sabe ao certo. Hackers especializados nesse tipo de prática encontra-se em potencial na China, o numero de celulares só aumenta em todo mundo, tonando assim alvo desse tipo de prática.

Esse ataque é diferente dos demais já realizados em celulares, pois é notório que quem capturar essas informações
terão milhares de dados para gerenciar, e vamos combinar que isso fica complicado pra uma única pessoa realizar, por isso os ataques vem sendo concentrado principalmente em grupos menores, dessas forma é mais fácil e rápido gerenciar os dados roubados. Outro ponto a ser analisado é que desenvolvedores desse tipo de código não costumam chamar atenção, pois é  preferível coletar informações sem ser incomodado. E por fim uma versão com erros do Xcode foi postada em um site onde diversos desenvolvedores de software compartilham códigos para facilitar que outro desenvolvedores tenham acesso, chamado de Github. O estranho dessa prtica é que hackrs não costumam compartilhar seus códigos maliciosos.

Por que fazem isso ?

Dinheiro. Quem nunca acessou ou acessa sua conta bancária a partir de seu smartphone?! Os criminosos buscam
a todo custo formas de capturar esse tipo de informação.

É preciso ficar atento a qualquer irregularidade apresentada no seu celular, qualquer descuido pode nos tornar
as próximas vítimas desses Hackers.

#Compartilhe

Fonte: BBC

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?