Um dos maiores motivos para ataques hackers é de fato a economia.

Sabemos que no mundo globalizado em que vivemos os nossos dados são cada vez mais valiosos, dessa forma os hackers focam na captura dessas informações a todo custo.

Engana-se quem pensa que os hackers querem somente os dados de pessoas famosas, o foco desse tipo de ataque é
capturar fotos e vídeos íntimos, por serem valiosas na mídia. Para nós, simples mortais, os hackers centralizam seus ataques em sites de comprar e instituições bancárias, a fim de conseguir dados de cartões de crédito ou débito.

hackerSempre nos vem a mente que nunca vamos ser vítimas desse tipo de ataque, mas, pare e pensem um pouco, leia as noticias que circulam ao redor do mundo, veja a quantidade de sites que são atacados diariamente, sites como: Mercado Livre, Bradesco, Banco do Brasil, Ebay, Itaú, IBGE, Receita Federal, entre outros inúmeros sites.

A final de contas qual o real objetivo dos hackers, o que eles buscam?

Cartões de Débito: Todas as vezes que realizamos uma compra com de débito, seja ele na internet ou loja física, essa transação é processada, entrado assim em uma rede de computadores, que por sua vez está conectado a internet. Os hackers invadem esses computadores e interceptam essa mensagem que está sendo transmitida, dessa forma conseguem infectar a rede com vírus que tem como função capturar os dados do cartão, esse ataque tem se tornado cada vez mais comum em todo o mundo.

Não pense que ataques como esse irão acabar ou até mesmo diminuir, a tendência é que cada vez mais haja um aumento gradativo, devido à quantidade de cartões que circulam na rede mundial de computadores. Cartões com tarja magnética são por sua vez o alvo mais fácil e o mais desejado nesse mundo, pois sua tecnologia ainda é da década de 50, esse tipo de cartão pode ser facilmente copiado para outro cartão em branco e ser vendido livremente no mercado negro. Por isso as operadoras de cartões passaram a utilizar os cartões com chip, que torna essa clonagem um pouco mais difícil, isso não significa que esse cartões que possuem essa tecnologia não possam ser copiados.

Identidades: Afinal de contas qual o objetivo dos hackers que querem sua identidade?

Hora, como sabemos nem tudo é dinheiro em curto prazo, o foco dos hackers em conseguir os dados da sua identidade, por exemplo, é a compra de remédios controlados, abrir contas bancárias em seu nome ou até mesmo empréstimos.

E o que fazer para nos prevenir desses ataques? Pra ser bem sincero não há muito que fazer para se prevenir, pois, nossos dados querendo ou não estão disponíveis online quando fazemos um cadastro em sites de compras por exemplo.

O roubo de seus dados pessoas, como a identidade, por exemplo, pode ser mais grave do que imaginamos, pois o hacker pode muito bem se passar por você para cometer crimes, e provar que o responsável não foi verdadeiramente você, será uma enorme dor de cabeça.

Será que não há nada o que fazer para tentar acabar ou pelo menos tornar um pouco mais difícil o roubo de nossos dados? Nós todos temos uma grande parcela de culpa, pois digitamos a mesma senha curtas, em sites diferentes para ser mais fácil de lembrar.

O que fazer ? Use dinheiro ao invés de cartão de débito, se você for hackeado os criminosos poderão esvaziar sua conta. Use cartão de crédito sempre que possível dessa forma você não irá ser responsabilizado por fraude se ela ocorrer.

Quando mais louca for sua senha, mais difícil será de ser hackeada. Senhas como 123456 são fáceis de serem lembradas, e mais fácil ainda de ser hackeadas. Tente algo como Hjh48d*jd8, unindo letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres, e quanto mais longa for sua senha, mais trabalho você irá dar para o hacker que tentar descobri-la.

Certamente, mesmo depois de ler esse artigo, você irá continuar fazendo as mesmas coisas, por achar que nunca será alvo de ataques, por isso a qualquer momento seus dados podem está circulando da internet.

Fique atento as essas dicas de segurança, são simples, porém poderá fazer toda a diferença na hora de escolher sua nova senha por exemplo, vale ressaltar que, os hackers podem conseguir seus dados de várias formas, mas, com pequenas ações podemos dificultar um pouco mais.

 

Fonte: BondeNews

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?