Confira neste tutorial como adicionar o efeito de tempestade em uma foto com o Photoshop. Para criar o visual da chuva, usaremos alguns filtros combinados com modos de mesclagem e alguns ajustes.

Passo 1. Vá em “Arquivo” > “Abrir” (“File” > “Open”) ou use o atalho Ctrl+O para abrir uma imagem qualquer. Feito isso, pressione a letra D para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco;

Imagem de céu aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Imagem de céu aberta no Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Vá em “Camada” > “Nova” > “Camada” (“Layer” > “New” > “Layer”) ou pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova “camada” (“layer”);

Paleta de camadas com camada recém-criada selecionada. Aqui, ela foi chamada de "Layer 1" (Foto: Reprodução/André Sugai)Paleta de camadas com camada recém-criada selecionada. Aqui, ela foi chamada de “Layer 1” (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Vá em “Filtro” > “Acabamento” > “Nuvens” (“Filter” > “Render” > “Clouds”);

Caminho para o filtro "Nuvens". Na versão em inglês do Photoshop, o filtro é chamado de "Clouds" (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para o filtro “Nuvens”. Na versão em inglês do Photoshop, o filtro é chamado de “Clouds” (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Após a aplicação do filtro “Nuvens”, sua imagem ficará como a da foto abaixo;

Resultado da aplicação do filtro "Nuvens" do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)Resultado da aplicação do filtro “Nuvens” do Photoshop (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Vá em “Filtro” > “Ruído” > “Adicionar Ruído” (“Filter”> “Noise”> “Add Noise”);

Caminho para a opção "Adicionar Ruído", que dará o efeito das gotas de chuva (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a opção “Adicionar Ruído”, que dará o efeito das gotas de chuva (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. Defina os valores abaixo na caixa “Adicionar Ruído” e pressione “Ok”;

Janela para personalização do ruído que será aplicado (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para personalização do ruído que será aplicado (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 7. Vá em “Filtro” > “Desfoque” > “Desfoque de Movimento” (“Filters” > “Blur” > “Motion Blur”);

Caminho para aplicação do "Desfoque de Movimento" (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para aplicação do “Desfoque de Movimento” (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 8. Defina os valores abaixo e pressione “Ok”;

Janela para definição dos valores do "Desfoque de Movimento" (Foto: Reprodução/André Sugai)Janela para definição dos valores do “Desfoque de Movimento” (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 9. Mude o modo de mesclagem da camada para “Tela” (“Screen”);

Modo de mesclagem "Tela" do Photoshop selecionado (Foto: Reprodução/André Sugai)Modo de mesclagem “Tela” do Photoshop selecionado (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 10. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de “Níveis” (“Levels”) e defina os valores abaixo;

Caixa "Níveis" aberta para definição dos valores (Foto: Reprodução/André Sugai)Caixa “Níveis” aberta para definição dos valores (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 11. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa “Transformação Livre” (“Free Transform”). Com as teclas Shift+Alt pressionadas, clique no canto superior direito da caixa e aumente o efeito levemente;

Caixa de Transformação Livre sendo usada para redimensionar o efeito de tempestade (Foto: Reprodução/André Sugai)Caixa “Transformação Livre” sendo usada para redimensionar o efeito de tempestade (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 12. Pressione Enter para finalizar a transformação e seu efeito de tempestade estará pronto.

 

Via Tech Tudo

 

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?