fbpx

EMC doa armazenamento de 2,8 petabytes à biblioteca apostólica do Vaticano

A EMC doou um sistema de armazenamento de grande porte para o Vaticano, que irá usá-lo para armazenar imagens digitalizadas de obras impressas, algumas das quais com mais de 600 anos de idade.

O sistema de armazenamento de 2,8 petabytes (um petabyte equivale a um milhão de gigabytes) é suficiente para armazenar toda a biblioteca apostólica do Vaticano, com 40 milhões de páginas de manuscritos digitalizados. Ele será usado para armazenar imagens digitais de obras famosas, como a Bíblia de Gutenberg, o primeiro grande livro impresso usando uma prensa do tipo móvel. 

A EMC doou o sistema de armazenamento de dados ao Vaticano sob sua Iniciativa da Herança da Informação, um programa sem fins lucrativos que visa preservar e deixar disponível digitalmente a informação do mundo para as gerações futuras. O objetivo da Biblioteca do Vaticano é preservar em formato digital ISO-certificável todos seus textos delicados, que são vulneráveis à deterioração e ao apodrecimento pela repetida manipulação.

“A Biblioteca Apostólica contém alguns dos textos mais antigos do mundo, que representam um legado inestimável de história e cultura. É muito importante que esses documentos sejam protegidos, e, ao mesmo tempo, estejam disponíveis para estudiosos de todo o mundo”, disse em comunicado o monsenhor Cesare Pasini, prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana. “Graças à generosidade e competência de apoiadores como a EMC, somos capazes de atender a esses objetivos, preservando um tesouro de textos raros e únicos em um formato que não sofre com a passagem do tempo”.

Além da Bíblia de Gutenberg, outros manuscritos sendo digitalizados incluem:

  • “A Sifra”, um manuscrito hebraico escrito entre o final do século 9 e meados do século 10;
  • Testemunhos gregos das obras de Homero, Sófocles, Platão e Hipócrates;
  • O incunábulo “De Europa”, do Papa Pio II, impresso por Albrecht Kunne por volta de 1491;
  • O “Código-B”, um dos mais antigos manuscritos restantes da Bíblia Grega, datado do século 4.

Via IDGNow

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?