Você acha que os preços estão altos? Gostaria de saber quanto você gasta de imposto em cada produto? Pois é só sacar o telefone ou tablet e instalar aplicativos gratuitos como Impostômetro de Bolso ou Na Real. Veja o que oferecem quatro calculadoras de tributos.

129_1032-impostos-altosImpostômetro de Bolso

 

Além de mostrar uma estimativa de quanto os brasileiros já pagaram este ano de tributos, o Impostômetro de Bolso digitaliza o código de barra dos produtos (com o uso da câmera do smartphone) e exibe quanto de impostos há nesse valor, desde que o item esteja cadastrado em sua base de dados. O problema é que muitos produtos ainda não estão.

No teste feito pelo UOL Tecnologia com dez itens alimentícios (como achocolatado, pão integral e café solúvel) ele retornou a mensagem de não cadastrado seis vezes, mostrou automaticamente o volume de impostos pagos em apenas três deles e em um produto não conseguiu terminar a leitura do código de barra.

Mas quando o item não está disponível, o usuário pode cadastrá-lo (após criar uma conta), inserindo informações como nome, preço e foto. Aí sim ele calcula e mostra a estimativa de tributos cobrados.

Grátis

Para iPhone e Android

Na Real

 

Iniciativa do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda, o aplicativo Na Real faz parte da campanha que defende pontos como a reforma tributária no país e o combate à sonegação. O programa é uma calculadora que traz cerca de 400 itens cadastrados, entre produtos e serviços como carne bovina, chocolate, cachaça e até adestramento de cães.

É possível fazer buscas digitando o nome do produto ou encontrando o item na lista geral. Basta então inserir o preço e tocar no botão de cálculo. Surge a porcentagem de tributos cobrados e o valor em reais. Não permite inserir novos itens.

Grátis

Para iPhone e Android

iTributo

 

Programa bem limitado, que divide os itens de consumo em serviços, produtos e bens duráveis. Ao tocar em uma dessas categorias, surgem listas com estimativas de tributos em porcentagem ou exemplos de quanto em reais são abocanhados pela carga tributária brasileira (em um almoço ou mensalidade escolar, por exemplo). Fica devendo uma ferramenta de busca para a inserção dos nomes dos produtos e uma base maior de itens (a área bens duráveis, por exemplo, tinha menos de 40 produtos para consulta durante nossos testes).

Grátis para iPhone

Impostos BR

Calcule o imposto e compartilhe sua insatisfação nas redes sociais. Esse é o espírito do Impostos BR. Com uma interface bem simples, ele permite selecionar o produto em uma lista com centenas de itens, passando por algodão, cachaça, desinfetante e frutas. Escolhido um deles, é preciso inserir o preço e tocar em calcular. É exibido o valor em reais dos tributos, mas sem mostrar a porcentagem ou detalhar os impostos.

Na parte inferior da tela, há botões para compartilhar a informação via Facebook ou Twitter. Não tem ferramenta de busca.

Grátis para iPhone

 

Via UOL Tecnologia

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?