Ao criar uma página no Facebook para divulgar os cursos de sua escola, o empresário Diego Alvarez descobriu que 15% das visitas ao site da Easy Aula eram feitas pelo celular. Para facilitar o acesso dos internautas e, com isso, aumentar as vendas, ele resolveu reformular a página para adequá-la a dispositivos móveis.

diego-alvarez-fundador-da-easy-aula-1370297297125_300x300“Usamos o Facebook como canal de vendas e sentimos que nossa página tem bastante acesso via celular, por isso resolvemos investir na adaptação. A versão móvel do site também combina com o lançamento de nossos cursos online que possibilitam que os alunos acessem o conteúdo das aulas de qualquer lugar.”

A versão do site da empresa para celular tem menos fotos do que o site tradicional e os conteúdos são apresentados de forma diferente, em uma única coluna e com ícones grandes. Isso facilita a navegação e a visualização em dispositivos menores.

De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media, 5,2 milhões de pessoas acessam a internet pelo celular atualmente. E a tendência é que esse número cresça nos próximos anos, segundo especialistas. Por isso, eles orientam que é importante investir na adaptação.

Segundo Fernando Estanislau, diretor-geral da Tritone, agência de comunicação que desenvolve versões móveis para sites, num site específico para celular, as informações aparecem em apenas uma coluna e as letras são maiores para melhorar a visualização do usuário.
Ele também explica que a empresa deve priorizar o acesso às informações mais procuradas pelos usuários, que podem ser o telefone ou o endereço.
“As pessoas costumam acessar a versão móvel quando estão em trânsito. Por isso o acesso a informações básicas tem de ser rápido. A página também deve ser objetiva e leve para carregar rapidamente.”
Para Antonio Borba, diretor-executivo da Magic Web Design, empresa que desenvolve sites, o ideal é que a empresa tenha três versões de sua página: uma para computadores, uma para celulares e uma para tablets. Assim, é possível oferecer a navegação mais adequada para cada dispositivo.
“As pessoas costumam colocar tablets e celulares na mesma categoria, mas o tablet possui uma área maior de leitura, permite um site mais completo. No entanto, tem de ser mais leve do que a versão do site para computador”, declara.
Os custos de criação de um site podem variar de R$ 10 mil a R$ 50 mil, de acordo com a complexidade da página e das ferramentas utilizadas. Borba diz que a versão específica para dispositivos móveis custa, em média, 25% do valor do projeto original.

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