fbpx

O que é VPS: Virtual Private Server para Hospedagem de Blogs e sites?

Muitos blogs que sobrevivem a médio e longo prazo eventualmente vão precisar de um suporte a seus serviços de hospedagem que lhes garanta mais estabilidade, espaço e segurança. Também vão precisar de coisas exclusivas, principalmente para suportar o peso da quantidade de visitas que o Blog recebe diariamente. Um serviço que tem ganhado força nas empresas de Hospedagem é o VPS. Tem preços atraentes e tendem bem quem quer crescer como profissional.

vpsÉ muito recomendado para quem não tem dinheiro suficiente para pagar um servidor dedicado mas também não pode hospedar seu site em uma hospedagem compartilhada por não suportar a quantidade de visitas e/ou tamanho do blog ou site em questão.

VPS é sigla para Virtual Private Server, em português, servidor virtual privado. Ele basicamente é uma simulação de uma máquina dedicada, que roda através de um programa ou sistema próprio em um servidor dedicado, chamado de Node. Um VPS costuma custar bem menos do que um servidor dedicado, pois em apenas um node é possível abrigar mais de uma máquina virtual. A flexibilidade de um VPS é muito similar a de um servidor dedicado, mas seu ponto fraco depende apenas da tecnologia usada para rodar o VPS em questão.

Geralmente, VPS‘s rodando sobre o Xen costumam ter performance superior (e custo também) provocados pelo fato de que empresas que usam essa tecnologia não podem usar-se doOverselling, ou seja, não pode usar-se de mais recursos além do que é disponível no node, característica que é permitida (segundo meus conhecimentos) por outras empresas de hospedagem e que pode vir a causar problemas de desempenho no blog/site hospedado pelo cliente.

Um bom VPS rodando sob Xen geralmente aguenta uma quantidade enorme de visitas devido à sua estrutura virtualmente dedicada, mas, como sempre, tudo depende do bom senso e das otimizações existentes no blog para se alcançar o maior número de visitas possíveis. Um bom exemplo de site rodando sob um VPS Xen é o Bitw.in, que já conseguiu processar mais de 1.000 visitas simultâneas provenientes do Twitter, sem aumentar sua carga consideravelmente (mesmo tendo sido desenvolvido em Python, linguagem que é mais otimizada do que o PHP).

Abaixo segue os pontos positivos e negativos quanto ao uso de um VPS:

  • Prós:
    • Fornece uma estrutura virtualmente dedicada para o seu blog – Assim, é possível personalizá-lo melhor sem ter as limitações impostas por uma hospedagem compartilhada.
    • Tem um custo menor do que um servidor dedicado – O que favorece sua adoção para blogueiros com blogs em constante crescimento, sem necessitar a imediata migração para um servidor dedicado.
    • Ideal para sites e blogs de médio porte – Por ser mais barato do que um servidor dedicado e ter basicamente a mesma flexibilidade, torna-se ideal para hospedar sites e blogs de médio porte antes de migrar definitivamente para um servidor dedicado.
  • Contras:
    • Uso indevido de Overselling – Algumas empresas alocam mais recursos do que o Nodeconsegue suportar, provocando lentidão e travamentos constantes relacionados a não disponibilização de recursos quando necessário.
    • Mais complexidade – Por ser mais flexível e dedicada do que uma hospedagem compartilhada, um VPS pode se tornar mais complexo de se gerenciar, pois, dependendo da empresa e do que é contratado (se o VPS não tiver gerenciamento ou cPanel, por exemplo), pode-se tornar responsabilidade do cliente tarefas como backup, atualização de programas, manutenção e afins.
    • Suporta múltiplos sites, mas não tem capacidade de aguentar picos de visitas em 2 ou mais sites – Um VPS consegue suportar muito mais visitas do que uma hospedagem compartilhada normalmente suportaria, mesmo assim, hospedar multiplos sites pode se tornar uma tarefa ingrata quando um ou mais sites têm picos de visita simultâneos, o que pode levar ao travamento do servidor e subsequente downtime (queda) em toda a infra-estrutura dos sites.

A Brasil Web Host oferece um excelente plano VPS para atender todas as suas necessidades. Conheça o plano de VPS Linux Brasil e o VPS Linux EUA e contrate seu servidor VPS.

 

Via Ferramentas Blog

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?