fbpx

O que é um Servidor Dedicado para Hospedagem de Blogs e Sites?

Quando blogs e sites crescem muito e necessitam de grande suporte a estruturas, aplicativos e serviços para atender um número maior de visitantes e fluxo de tráfego, a tendência é a busca por um servidor de Hospedagem (Host) Dedicado. Isso exigirá maior conhecimento técnico, significando um custo maior, mas pode oferecer qualidade para um blog que está em vias de se tornar grande ou já conquistou seu espaço na internet.

21-liquid_webEste pode ser o salto maior que boa parte dos blogs e sites dão quando precisam de uma estrutura mais robusta para manter seus serviços no ar. Uma hospedagem compartilhada pode não suportar um fluxo de visitas alto (mais de 10.000 ou 20.000 visitas/dia). Outras vezes é necessário oferecer serviços e aplicativos que demandam grande transferência de dados.

É muito recomendado para quem tem centenas de milhares de visitas por dia. Costuma ser tão caro quanto um salário mínimo (que, no momento que escrevo este post, está em R$620), mas em troca constitui-se em um computador totalmente dedicado ao seu blog, sem sistemas de virtualização, rodando sob uma máquina igual à sua (com a exceção de que a maioria roda Linux), mas geralmente bem mais poderosa, dedicada especialmente para servir sites pela internet.

Servidores dedicados geralmente são usados apenas por grandes sites e blogs que atendem uma demanda imensa de visitantes, principalmente simultâneos, e por isso tem um hardware bem mais potente que os VPS’s. Além disso, servidores dedicados podem também serem usados para hospedar inúmeros sites sem ter sua performance demasiadamente afetada, algo que umahospedagem compartilhada ou mesmo um VPS não conseguem tratar muito bem graças a performance geralmente menor quando comparados a um servidor dedicado.

Em determinados casos, vários VPS’s dividindo a carga entre si para atender um mesmo site pode ser melhor do que apenas um servidor dedicado. Algo que é plenamente adotado pelo Google para suportar a enorme quantidade de visitas que ele suporta. Vale lembrar também que algumas empresas preferem vender VPS‘s como se fossem servidores dedicados, algo que só pode ser constatado se acontece mesmo através de uma análise profunda na máquina e que pode trazer, eventualmente, problemas de performance para os seus clientes.

Algumas características positivas e negativos dos servidores dedicados são:

  • Prós:
    • Alta performance – Servidores Dedicados costumam ter muito mais performance do que outros tipos de hospedagens, isso acontece por causa da utilização de um hardware completamente dedicado para as suas necessidades, o que evita o compartilhamento de recursos ou mesmo o uso de rede locais para poder processar dados (algo que acontece na Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) quando usada em pequena escala).
    • Segurança – Um servidor dedicado costuma ser mais seguro do que outros tipos de hospedagem graças ao fato de que evita completamente o compartilhamento de recursos, assim, você nunca será afetado caso outro cliente da mesma empresa seja invadido ou afins, pois sua máquina continuará completamente dedicada para você, com todos os recursos e hardware funcionando. Obviamente, nunca – mesmo quando se utiliza um servidor dedicado – é possível deixar-se de usar-se das tradicionais dicas de segurança para proteger o seu blog de invasões e afins.
    • Ideal para sites e blogs de grande porte – Graças à alta performance do seu hardware, um servidor dedicado geralmente consegue aguentar milhares de visitas simultâneas que possam chegar ao seu blog através dos mais variados meios de comunicação e/ou redes sociais. O que torna-o ideal para sites e blogs de grande porte, que, além de muitas visitas, costumam ter uma grande quantidade de dados.
    • Suporta múltiplos sites – Isso acontece graças ao hardware (geralmente muito poderoso) disponível em servidores dedicados, o que permite que seja possível hospedar múltiplos sites (e seus picos de visita) sem necessariamente perder performance.
  • Contras:
    • Alto custo – Um servidor dedicado costuma ser muito mais caro do que um VPS ou um plano de hospedagem compartilhada, isso acontece pois todo o hardware é completamente dedicado para seu site ou blog, ou seja, é basicamente o preço de um computador (bem poderoso) somado aos custos de manutenção (pagamento de conexão, energia, resfriamento (para manter o servidor funcionando) e manutenção de eventuais problemas), o que faz com que essas máquinas geralmente custem mais do que R$600.
    • Mais complexidade – Assim como no caso dos VPS’s, um servidor dedicado costuma trazer muito mais responsabilidade,  principalmente caso você opte por gerenciar por conta própria o seu servidor (o que diminui o preço mas aumenta muito a complexidade de uso).

A Brasil Web Host oferece bons planos de Servidores Dedicados. Conheça o plano no Brasil e nos EUA e contrate para melhorar o desempenho de seu projeto.

 

Via Ferramentas Blog

 

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?