Governo da Bulgaria adota o Software Livre

O Parlamento da Bulgária aprovou recentemente legislação que obrigue o software de código aberto para reforçar a segurança, bem como para aumentar a concorrência com software comercialmente codificada.

Alterações à Lei da Governação Electronica requer que todo o software escrito para o governo ser livre e-compatível Open Source Software (FOSS). As novas disposições supostamente entrou em vigor esta semana.

 

img_bwh_bulgaria-1

O desenvolvedor de software Bozhidar Bozhanov, assessor de um dos quatro vice-premiês da Bulgária, orquestrou a nova lei .

Ela exige que os contratos para criar software para o governo ser desenvolvido publicamente, conhecer definições de código aberto indicados, e ser fornecidos gratuitamente para uso sem limitações. A lei afeta apenas software encomendado pelo governo. acordos de licenciamento existentes ainda estão intactos.

O Governo búlgaro vai continuar a comprar software proprietário.

“As razões prováveis para adoção são para aumentar a transparência e reduzir a corrupção”, disse Rudolf Olah, um desenvolvedor de software na NeverFriday.com .

“Fornecedores proprietários usar segredos comerciais para manter os seus orçamentos e má qualidade em segredo. Código-fonte aberto é geralmente o código de maior qualidade”, disse LinuxInsider.

Isso é evidenciado por cerca de 90% por cento do software usado em empresas e serviços direcionados para o consumidor, tais como Facebook, Twitter, Google e Amazon, disse Olah, observando que essas empresas também ver o valor de compartilhar seu código com a comunidade em geral, porque os torna mais atraente para os desenvolvedores.

 

Fonte: Linux Insider

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?