Depois de tantas especulações na área dos softwares livre, a Document Foundation finalmente disponibiliza para os usuários este pacote de aplicativos indispensáveis: o LibreOffice.

libreoffice_2Sua interface, com relação ao seu antecessor, não traz muitas mudanças na aparência, porém o constante aprimoramento de seu código de fonte é inevitável graças às constantes colaborações, sempre empenhados em tornar o opensource (código-aberto) cada vez mais forte.

O LibreOffice apresenta algumas funções exclusivas. São elas: suporte para importação e manipulação de arquivos SVG; formatação de páginas de título e paginação no Writer estão mais fáceis; ferramenta de navegação mais útil, ergonomia aprimorada para o gerenciamento de planilhas e células no Calc (Planilhas); filtros de importação para documentos do Microsoft Works e do Lotus Word Pro.

O download está em sua versão em inglês, porém você pode acessar o site do desenvolvedor e baixar o pacote em português do Brasil.

Algumas funções do LibreOffice

Assistência para criar slides – Se você ainda tinha dificuldades para lidar com a criação de slides no LibreOffice, agora conta com um painel de assistência. Ele presta informações imediatas e também reúne uma série de recursos para acesso rápido.

Barra de busca – A busca encontra-se totalmente reformulada e agora está localizada na barra de ferramentas.

Editor de PDF – Essa é uma das grandes novidades do LibreOffice: a importação de PDF! Agora é possível modificar arquivos com esta extensão diretamente no editor de desenho. Você só precisa abrir o arquivo dentro do programa e então fazer as alterações que julgar necessário, depois disso é só salvar em PDF novamente.

Configuração de impressão – Agora você vai ter mais detalhes do documento a ser impresso e ao mesmo tempo, uma simplicidade sem igual.

Writer – Este é o correspondente ao Microsoft Word. O LibreOffice Writer possui inúmeros recursos para a criação e edição de textos. Possui um visual simples, com as barras de ferramentas claras e intuitivas, facilitando a vida de qualquer usuário. O programa suporta os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT.

Calc – É o equivalente ao Microsoft Excel, o LibreOffice Calc também é uma ótima opção para quem quer algo simples, porém eficiente. Útil para criar planilhas e tabelas, inserir fórmulas, gráficos, somas, divisões, subtrações, multiplicações, enfim, fórmulas matemáticas em geral para poupar tempo e ganhar precisão na hora de gerenciar valores.

Impress – Programa correspondente ao Microsoft PowerPoint, o LibreOffice Impress é simples e também dono de recursos avançados, que permitem aos usuários adicionarem plano de fundo, animações, imagens e tudo o que um bom editor de apresentações de slides deve ser capaz, para possibilitar a criação de um material dinâmico e de qualidade.

Draw – Diferentemente do Microsoft Office, o LibreOffice possui uma ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito doCorelDraw. No entanto, este é gratuito e tem grande qualidade, suportando a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.

Math – Este é o qquivalente ao Microsoft Equation Editor. Ele serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira fácil, com um menu através do qual é possível escolher qual o tipo de equação será realizada, para então digitar o valor desejado para aquele fator. Math é ideal para quem trabalha com a aplicação de provas.

Novidades

As versões mais recentes do software trazem aos usuários novas funções e correções muito importantes, que estabilizaram o funcionamento do LibreOffice. Uma das grandes novidades é para os usuários do Linux: importantes integrações com as distribuições do sistema.

Quem usa o Ubuntu, agora pode contar com a integração com o menu global do Unity. Além disso, os usuários que sempre tiveram problema com o desenho do tipo de letra no Linux tem a opção de utilizar as bibliotecas de renderização gráfica Cairo e desenhar as fontes da mesma maneira que aparecem em outros ambientes gráficos.

Recursos

Além disso, o LibreOffice faz intergração com ambientes GTK+. No processador de textos foram adicionados suporte de cor e estilo para colunas e linhas separadas para rodapé, de modo bullets, e numeração para caracteres gregos e novas sombras.

A folha de cálculo foi totalmente redesenhada para melhorar a facilidade de utilização, a infraestutura de desenho foi modificada para melhorar a precisão no posicionamento, e por fim, foi otimizado o suporte para referências externas, o que permitiu corrigir inúmeros bugs. Quando um Excel for importado, os links OLE agora são preservados.

Inúmeros bugs foram consertados para otimizar a velocidade e precisão do LibreOffice. O programa continua sendo um excelente substituto para quem não quer gastar dinheiro com as versões pagas.

 

Via e download em TechTudo

Compartilhar é se importar!

shares
Estamos aqui para ajudar!