O hacker Farid Essebar, conhecido como Diabl0, foi preso na Suíça acusado de ser o responsável por causar um prejuízo de até US$ 4 bilhões (cerca de R$ 9,3 bilhões) em bancos que tiveram os sistemas invadidos pelo suspeito.

Essebar, que é reconhecido internacionalmente e tem até uma página na Wikipédia, tem 27 anos e nasceu no Marrocos, mas possui também a cidadania russa. Ele foi preso na Tailândia em uma operação conjunta com o governo da Suiça, que emitiu o pedido e as acusações após uma investigação que já durava dois anos.

74675630920105243-t640

 

Em 2011, o hacker fez uma série de ataques a sites de bancos no país europeu, chamando a atenção das autoridades. Elas receberam uma informação de que Essebar estaria com mais dois cúmplices na Tailândia, um dos países usados pelo fugitivo para se esconder. A demora foi causada pela quantidade de viagens realizada por Essebar e a dificuldade em confirmar onde ele realmente estava.

Essebar ficará preso ao menos pelos próximos 90 dias, quando deve acontecer a extradição para a Suiça. Essa será a segunda passagem dele na cadeia por crimes virtuais: em 2006, ele foi condenado a dois anos de confinamento por criar e espalhar o vírus Zotob em computadores e afetar máquinas de instituições como CNN, The New York Times, Boeing e Departamento de Segurança Nacional dos EUA.

Fonte: Bangkok Post

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?