Ter muitos seguidores no Twitter não significa necessariamente ser popular, isso não é novidade. Mas a quantidade de contas falsas presentes na rede de microblogs não para de crescer, o que criou um mercado de tráfico de fakes no site, como mostra uma pesquisa conduzida pelo Barracuda Labs e divulgada na última sexta-feira (03/08).

Em maio, eles criaram três perfis e compraram entre 20 mil e 70 mil seguidores para cada. As negociações foram feitas através do eBay e de outros sites encontrados pelo sistema de buscas do Google. Então separaram os personagens em três: os traficantes, os abusadores e os falsos.

Os traficantes são aqueles que criam contas falsas e depois as vendem como seguidores. Há 20 no eBay e pelo menos 58 sites que prestam esse tipo de serviço foram encontrados entre os 100 primeiros resultados de uma busca por “buy twitter followers” no Google.

Não é preciso se identificar para comprar, basta usar o nome de usuário, e 1 mil seguidores custam, em média, US$ 18. Cada traficante consegue controlar cerca de 150 mil fakes. Os ganhos dessa pessoa podem chegar aos US$ 800 diários, caso sejam manipuladas 20 mil contas durante sete dias. E há outras formas de explorar os perfis, como vendendo tweets e retweets, por exemplo.

Já os abusadores, que compram as contas falsas, geralmente o fazem para vender sua popularidade na rede, a fim de justificar verba de anunciantes. O Barracuda identificou 11.283 destes, sendo que cada um tem pelo menos 470 fakes como seguidores.

Em média, os abusadores possuem 48.885 seguidores – 53% deles têm entre 4 mil e 26 mil. Enquanto a maioria deles (75%) divulga algum site em seus perfis, apenas 31% dos tuiteiros normais fazem a mesma coisa.

Pelo menos 72.212 contas falsas foram identificadas durante o estudo, sendo que 61% delas haviam sido criadas em menos de três meses, o que mostra a alta rotatividade do mercado. Os fakes sobrevivem por um tempo entre 19 semanas e cinco meses, depois desaparecem.

 

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?