Netflix YouTube se uniram para lançar um novo protocolo wireless que permite a desenvolvedores criarem aplicativos que conectem Smart TVs e smartphones. Semelhante ao AirPlay, da Apple, o novo protocolo já está recebendo o apoio de importantes empresas do setor, como Samsung, Google, Sony e Hulu.

Segundo o site GIGAOM, há meses, Netflix e YouTube já estariam trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do DIAL, lançado publicamente no início de janeiro. As duas empresas já apresentaram no passado alguns projetos voltados à integração entre smartphones, tablets e TVs, mas agora parecem estarem se unindo para simplificar a experiência do usuário na sala de estar. “Queremos mover toda a indústria adiante”, disse Timbo Drayson, gerente de produto do Google.

Com a popularização das Smart TVs, o interesse das duas empresas pela integração com as segundas telas (smartphones e tablets) cresceu nos últimos anos. Somando-se aos rumores do lançamento de uma TV da Apple, Netflix e YouTube parecem correr para garantir que seus usuários tenham a melhor experiência possível através da integração de aparelhos celulares e tablets com as TVs que já possuem ou que venham a adquirir, dificultando a larga adoção de serviços concorrentes. “Vem sendo uma parceria muito produtiva e estamos confiantes de que por isso conseguiremos maior penetração no mercado”, disse Scott Mirer, diretor de gestão de produto do Netflix.

Entenda a tecnologia por trás do DIAL

Na sigla em inglês, DIAL significa “buscar e executar”, o que resume muito bem o propósito do protocolo que usa multicast UPnP para o dispositivo de descoberta, e um serviço REST para executar aplicativos nos dispositivos pareados. Isso significa que aparelhos habilitados com DIAL serão capazes de descobrir TVs com esse protocolo na mesma rede e executar aplicativos nelas. Isso pode parecer trivial, mas é, na verdade, a solução de um grande problema para os desenvolvedores de aplicativos para segunda tela.

O app do Netflix em seu telefone irá automaticamente descobrir que existe um aplicativo do Netflix na sua TV, executando ambos automaticamente quando necessário e proporcionando uma experiência de uso bem menos complicada se compararmos ao que é feito atualmente, pois não será necessário abrir os apps, logar nas contas e conectar os dispositivos manualmente.

O AirPlay, da Apple, funciona dessa maneira entre dispositivos da maça, o que confere a qualidade principal do recurso, “just works“. Com o DIAL, Netflix e YouTube pretendem fazer que toda a indústria utilize o mesmo protocolo, facilitando a adoção dos seus serviços frente aos da Apple, que compete tanto com fabricantes de hardware quanto com empresas de entretenimento.

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?