Tenho visto algumas pessoas falando que o Joomla não é seguro, que ele tem várias brechas de segurança e que já teve o seu site hackeado por causa do Joomla, o que sabemos que não é bem isso. Após cansar de ouvir isso de pessoas que não conhecem bem o CMS Joomla, resolvi escrever este post dando algumas dicas e respondendo à algumas perguntas que sempre me fazem ao final de alguma palestra ou que vejo até mesmo dentro da lista de Joomleiros e em alguns fóruns sobre como fazer para tornar os seus websites em Joomla mais seguros.

joomla-logo-vert-colorComo disse o amigo Joomleiro Júlio Coutinho durante sua palestra no Joomla Day Ribeirão Preto“Com certeza o Joomla é seguro”. Mais existem alguns fatores que podem contribuir e muito para uma possível brecha na segurança. Vou exemplificar aqui uma simples alteração no arquivo configuration.php que é bem simples de ser feita e muitas pessoas não tem ideia do quanto isso pode proteger seu site dos invasores.

O PROBLEMA

Ao enviar o seu site construido normalmente em localhost ou em um servidor de testes para o servidor de hospedagem, você precisa enviar os arquivos para uma determinada pasta. Normalmente essa pasta tem o nome de /public_html, /httpdocs ou /var/www. Essas pastas são acessíveis pelos navegadores e é a pasta ou diretório mais vulnerável em qualquer servidor.

SOLUÇÃO

Minha dica seria tirar o configuration.php dessa pasta. Mais como fazer isso se este arquivo é onde o Joomla guarda as senhas, usuário de banco e várias outras configurações do Joomla?.

COMO FAZER

  • Renomeie o arquivo configuration.php que está na raiz do website, para site_cliente.conf ou um nome qualquer de sua escolha;
  • Mova o arquivo site_cliente.conf para uma ou mais pastas acima da /public_html, /httpdocs ou /var/www;
  • Aqui alguem já deve ter notado que o seu site já não está mais acessando. Claro! você renomeou o arquivo chave do Joomla e ainda moveu ele para outro diretório d:-) então vamos ao próximo passo;
  • Crie um arquivo configuration.php em branco em seu editor preferido e faça um requisição do arquivo site_cliente.conf conforme exemplo abaixo:

configuration

  • Coloque este arquivo na raiz do seu site Joomla, e altere o chmod dele para 0444 e fim. Bem simples né e agora você tem um site Joomla mais seguro, concorda?

Além desse exemplo acima, que tenho certeza muitos usuários do Joomla não conheciam, listo abaixo outras dicas para melhorar a performance do seu site Joomla com relação a segurança:

  • Evite instalar extensões pouco conhecidas e utilizadas, verifique antes se a mesma não consta nalista de extensões vulneráveis;
  • Tome muito cuidado com os famosos “templates piratas” eles podem conter códigos maliciosos;
  • Troque o usuário padrão do Joomla (admin), por outro nome de usuário e por favor, atribua-lhe uma senha forte;
  • “Não faça o seguro depois do acidente”, instale e realmente faça uso do componente Akeeba Backup e Admin Tools;
  • Instale e ative o plugin JSecure para encapsular o seu diretório /administrator/ e proteja ele com uma senha ou até mesmo com restrição de acesso via range de IP;
  • Desabilite a depuração de Debug do Sistema pois isto pesa muito e também mostra aos possíveis invasores, as falhas de segurança do seu site;
  • Os diretórios devem possuir permissão (0755) e os arquivos (0644).

Ah e tem uma última dica que não precisa nem falar, mais é bom lembrar os mais desatentos. Mantenha sempre o seu site Joomla atualizado com o último release da versão utilizada, aliás a partir da versão 2.5 o próprio Joomla faz isso pra você, isso se a variavel allow_url_fopen estiver ativada no seu servidor, pois essa configuração deve estar ativa para o atualizador do Joomla funcionar, mais isso é assunto para um provavél futuro post.

 

Via Juliano Augusto

Compartilhar é se importar!

shares
Estamos aqui para ajudar!