fbpx

Quais as vantagens e desvantagens de formatar o PC com frequência?

Em algum momento da vida útil de um computador ele com certeza irá clamar por ajuda. Os métodos de limpeza de RAM, desfragmentação de disco, otimização e escaneamento de antivírus passam a não ser suficientes para resolver a lentidão do PC. Nessas horas, a opção é formatar a máquina. Vejamos as vantagens e desvantagens desse procedimento. 

screen_shot_2014-01-27_at_4.50.55_pmscreen_shot_2014-01-27_at_4.50.55_pmscreen_shot_2014-01-27_at_4.50.55_pmHarddisk-fullTemida por alguns usuários por apagar todos os dados do computador, a formatação é, muitas vezes, a opção mais acertada para solucionar problemas de lentidão. Porém, uma dúvida atormenta constantemente os usuários: é seguro realizar esse procedimento várias vezes? O TechTudo lista algumas dicas, vantagens e desvantagens desse método, confira.

Quando formatar?

Diferentemente do que muitos pensam, e até mesmo recomendam, nem sempre quando o PC fica lento ele precisa ser formatado. Antes de partir para essa medida, é preciso ficar atento, pois, com o passar do tempo, é normal que a máquina fique mais lenta, seja pela quantidade de programas instalados, por causa de memória cheia ou por descuido do usuário.

O ideal é analisar a fundo as possíveis causas e então decidir se a formatação é realmente necessária.

Prevenção

Prevenir é melhor que formatar. Os sistemas operacionais oferecem ferramentas para ajudar a evitar erros, como a desfragmentação e limpeza de disco. Desfragmentar o disco uma vez por semana, por exemplo, pode auxiliar na resolução dos problemas lentidão do PC.

desfragmentadorA desfragmentação agendada pode melhorar o desempenho do computador (Foto: Reprodução / Bruno Quevedo)

 

O lado bom

Quando a última opção é mesmo apagar todos os dados da máquina, o que mais se busca é o aumento de velocidade. Nesse quesito não há discussão, a velocidade do PC aumenta consideravelmente.

Os programas são zerados e reorganizados. Depois de apagar tudo, a velocidade na inicialização de utilitários, antivírus e outros programas é notavelmente maior.

Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros.

Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.

 

Disco rígido limpo ao se formatar um Computador (Foto: Divulgação/Seagate)Instalação tudo do zero nos discos rígidos (Foto: Divulgação/Seagate)

O lado ruim

Sem dúvida, a principal desvantagem em formatar o HD da máquina é a perda de dados. O indicado é sempre realizar o backup de dados importantes e, caso o usuário possua muita informação, selecionar pode tomar um bom tempo, além de exigir grande memória para guardar tudo, que pode ser resolvidacom ferramentas online.

Se ter os programas mais rápidos por causa da formatação é bom, precisar reinstalar e reconfigurar cada um deles novamente não é. O tempo gasto com essa tarefa pode ser exaustivo para usuários que gostam de praticidade.

Um problema recorrente é quando a formatação é feita por terceiros. Há casos em que o trabalho é feito pela metade, como situações em que programas importantes para o funcionamento da placa gráfica deixam de ser instalados, acarretando problemas futuros. Além disso, o custo desse serviço pode ser alto em alguns casos.

 

Via TechTudo

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?