A Fundação Wikimedia está processando a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) por quebrar a privacidade de seus usuários com técnicas de vigilância em massa. O objetivo da empresa é “acabar com o programa para proteger os direitos dos usuários ao redor do mundo.” O grupo mantém a afirmação que a entidade de segurança ultrapassou os limites estabelecidos pela autoridade do Ato de Inteligência Estrangeira (FAA), em 2008.
A Wikimedia arquivará a o processo em conjunto com outras oito organizações – incluindo a Anistia Internacional dos EUA, Human Rights Watch e também a Associação Nacional dos Advogados de Defesa Criminal. Todas as emissões serão representadas pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU).

img_bwh_nsa

A companhia começou a considerar a ideia de processar a NSA em conjunto com a ACLU no ano passado, após as revelações de Edward Snowden sobre a escala de vigilância. A escala está desafiando especificamente a espionagem “não-comum”, que acessa a estrutura da internet e acessa todas as comunicações, incluindo aquelas feitas por “pessoas não-estadunidenses.”

Segundo a Wikimedia, ao lançar uma rede tão ampla, a NSA “está restringindo as bases da democracia”, segundo a entidade. Ela também acrescenta que a agência de espionagem ultrapassou pesadamente os limites da FAA ao monitorar “pessoas, plataformas e infraestruturas com pouca consideração às causas prováveis ou proporções”.

Os arquivos publicados por Snowden em 2013 revelaram que a NSA mirou especificamente na enciclopédia online, Wikipedia, e seu meio bilhão de usuários. A associada Wikimedia disse que isto à concede direito para processar, já que a fundação e seus usuários foram lesados – ao contrário da fundação de Anistia, que foi barrada por não ter conexões diretas ao caso. A fundação declarou que os detalhes específicos das causas estarão disponíveis assim que o processo for arquivado. Além da Wikimedia, a NSA também está em briga judicial contra a Fundação Eletronic Frontier (EFF).

 

Fonte: UOL

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?