A Soluto, uma empresa responsável por pesquisas de serviços voltados para computadores, divulgou uma lista com os notebooks que melhor executam o Windows. A empresa avaliou mais de 150 mil computadores em três meses e, no processo, se deparou com 224.144 mil travamentos e 84.251 mil telas azuis. Incrivelmente, o aparelho campeão não é de fato desenvolvido para executar o sistema operacional da Microsoft: trata-se do MacBook Pro, daApple.

img_9300
O MacBook Pro de13 polegadas apresentou a menor taxa de falhas e travamentos por semana, com uma nota total de 1,05 (quanto menor esta taxa, melhor o resultado). O segundo colocado foi o notebook Acer Aspire E1-571 de 15 polegadas, com uma nota de 1,12. Em terceiro, ficou o Dell XPS de 13 polegadas, que obteve uma nota 1,28.

A empresa responsável pelos testes admitiu que o MacBook Pro teve uma grande vantagem. Um fator principal nas métricas avaliadas que beneficiou o aparelho da Apple é o fato de que a instalação do Windows nesta máquina é “limpa”. Normalmente, as instalações dos fabricantes de PC são entregues com uma série de personalizações e softwares já pré-instalados, tornando a disputa um tanto quanto injusta.

Apesar disso, a Soluto acredita que a metodologia empregada faz sentido. Eles afirmam que em seus próximos testes existirá uma comparação entre máquinas com o sistema operacional instalados da mesma maneira. Na avaliação, eles simplesmente compararam os computadores na forma que eles eram entregues, alguns com imagens originais do Windows e outros que já haviam sofrido reinstalações por parte dos usuários. A companhia justificou dizendo que estes notebooks representariam melhor a realidade dos usuários.

Além do MacBook Pro, outro aparelho da Apple ficou entre os 10 primeiros colocados na pesquisa. O MacBook Pro Retina de 15 polegadas ficou na sexta colocação, com 2,51 pontos. O restante da lista é dominado pela Dell, com exceção do  Aspire V3-771, da Acer, que ficou na quarta posição, e o Thinkpad X1 Carbon, da Lenovo, que angariou o décimo lugar no ranking com uma nota de 3,20.

 

Via TechTudo

Compartilhar é se importar!

shares
Estamos aqui para ajudar!