fbpx

Estudo diz: 40% das pessoas evitariam alguém que rompeu amizade no Facebook

Um estudo indica que o ato de deixar de ser amigo de alguém no Facebook (também chamado de “unfriend”) pode, sim, ter consequências na vida real. Cerca de 40% dos 582 entrevistados na pesquisa da University of Colorado Denver disseram que evitariam uma pessoa que cortou com elas a amizade virtual. Metade disse que não evitaria, enquanto 10% não sabem.As mulheres evitam seus ex-amigos virtuais mais do que os homens, mas o motivo para isso não foi identificado.

“As pessoas acham que as redes sociais são apenas para diversão”, afirmou Christopher Sibona, autor do estudo e doutorando em Ciência da Computação e Sistemas da Informação. “Mas, na realidade, o que você faz nesse ambiente pode ter consequências no mundo real”, explicou. O estudo baseado em entrevistas pelo Twitter será publicado neste mês na Hawaii International Conference on System Sciences.

Ainda segundo ele, as pessoas que sofrem o  “unfriend” (palavra do ano em 2009, segundo o “New Oxford American Dictionary“) podem sofrer alguns efeitos psicológicos, como redução da auto-estima e do senso de pertencimento – isso porque a ação representa uma exclusão social.

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?