fbpx

Facebook: Ferramenta ou Arma?

Possuir um perfil no facebook é muito mais complexo do que você pode imaginar. Não devemos encarar como uma simples rede social, na qual podemos posta qualquer tipo de coisa. É preciso ter consciência de que muitas PESSOAS e EMPRESAS podem estar de olho no seu “perfil”!!!

As Redes Sociais invadiram nossas vidas, e nelas “postamos” tudo que quisermos (vídeos, fotos, textos, idéias e assim por diante).

O significado de Face Book é Face do livro. Como se fosse a sua história, o livro da sua Vida e virou uma “febre mundial”, o que na minha opinião como profissional da área de Recursos Humanos é uma excelente ferramenta, porém pode se tornar uma “arma” se usada de forma indevida e/ou inadequada.

Possuir um perfil no facebook é muito mais complexo do que você pode imaginar. Não devemos encarar como uma simples rede social, na qual podemos posta qualquer tipo de coisa. É preciso ter consciência de que muitas PESSOAS e EMPRESAS podem estar de olho no seu “perfil” (BIGBROTHER ON-LINE), o que vai muito além daquelas pessoas do seu circulo de amizade (as dimensões são inimagináveis).

Zelar pela sua imagem é uma tarefa que cabe única e exclusivamente a você, afinal o que você posta pode dizer muito sobre você, por isso preste muito atenção nas coisas que publicar na sua página e até mesmo nas páginas de seus amigos, colegas e grupos nos quais participa.

Abaixo seguem alguns detalhes que aparentemente são inofensivos, mas que pode fazer um estrago na sua imagem perante alguns recrutadores:

1 – Reclamar do chefe ou até mesmo da empresa onde trabalha, é intolerável. Pois demonstra que você não tem “responsabilidade” e nem “ética”.

2 – Mensagens preconceituosas também são repugnantes. Preconceito já é lamentável em qualquer situação, e em uma rede social então, pode causar tamanha repercussão negativa, além de mostrar o seu lado “desumano”.

3 – Postar muitas vezes sobre o mesmo assunto, ou até mesmo muitas postagens diárias, mostra que você se dedica demais a essa rede social e deixa dúvidas sobre sua produtividade.

4 – Cuidado com as fotos. É comum tirar fotos com amigos em festas e coisas do tipo. Mas excesso de fotos com bebidas, isso pode transmitir uma imagem desagradável.

Nem tudo o que pensamos podemos falar, e nas redes sociais devemos seguir a mesma regra, ou seja, nem tudo que pensamos podemos postar!

Os recrutadores também “vasculham” a sua rede de amizades (amigos), e seguindo o velho dito popular “me diga com quem tu andas que eu te direi quem tu és”.

Bem pode até parecer uma “INVASÃO”, porém é uma realidade, pois pesquisas demonstram que atualmente 37,5% das empresas no Brasil checam as informações dos candidatos e até mesmo de seus colaboradores nas Redes Sociais.

Procure mesclar, seu cotidiano e coisas relevantes e que possam acrescentar, é legal o recrutador ver que você compartilha matérias e coisas à respeito de sua profissão. Utilize-se do bom e velho “bom senso” e mantenha uma postura “neutra” quanto a questões delicadas que possam causar “polêmicas”.

E isso não é algo atual, pois me recordo que em 2008 eu já utilizava o Orkut como forma de verificação de informações dos candidatos, porém hoje o número de usuários da internet cresceu significativamente, bem como as formas ferramentas de buscas se tornaram muito mais práticas.

Utilize o facebook a seu favor e mostre que você é uma pessoa com conteúdo e que zela pela sua “reputação virtual” e “imagem virtual”.

Carlos Eduardo Balcarse – Psicanalista – CEO da Central do Trabalho Recursos Humanos e Diretor da Rede Desempregados

Fonte: Administradores.com.br

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?