
Você programador, já ouviu falar no desenvolvedor de software Scrum? Não? Então, continue a percorrer em nosso artigo e saiba mais. Além disso, vamos ensiná-lo como manusear a ferramenta no gerenciador Trello!
Conteúdos que iremos abordar neste post
Scrum: o que é?
O Scrum é um método que foi elaborado por dois desenvolvedores de software Ken Schwaber e Jeff Shutherland. A ideia tem como principal objetivo facilitar a gestão planejamentos de softwares da sua empresa.
Sobretudo, no scrum você pode dividir os seus projetos em ciclos- mensalmente, chamados de Sprints. Em outras palavras, sprint é o seu time box que engloba o conjunto de atividades que serão executadas por você ou sua equipe, durante os seus projetos. Nesse sentido, utilize metodologias ágeis de interatividade que a ferramenta proporciona. Comece dividindo os seus trabalhos em iterações.
Principais funcionalidades do Scrum
De antemão, observe as principais funcionalidades que o scrum proporciona para você, são elas:
- Product Backlog
- Sprint planning meeting
- Product owner
- Sprint backlog
- Daily scrum
- Sprint review meeting
- Sprint retrospective
Em primeiro lugar, você deve definir as funcionalidades que serão implementadas, em uma lista – Product backlog. Nesse sentido, faça um sprint planning meeting – uma reunião de planejamento, do qual você irá priorizar (product owner) os itens que foram listados no product backlog.
Em seguida, você transfere essas mesmas tarefas para o sprint backlog. Faça reuniões de um dia para outro- Daily scrum. Assim, tenha como objetivo sempre disseminar todo o seu conhecimento sobre o que você fez no dia anterior.
Sprint review meeting é a revisão das atividades que você e sua equipe praticaram durante a sprint. Para finalizar, faz-se uma sprint retrospective, partindo para um novo planejamento sprint.
Entendendo o scrum
O Scrum pode ser definido como um framework – gerenciamento de projetos que são adaptativos e complexos, sendo entregues de maneira simplificada com economia de tempo. Em outras palavras, ele é um auxiliador na solução de problemas e conclusões de projetos da sua empresa. Existe um livro muito bom escrito pelo Jeff Sutherland criador do Srum, recomendamos que leia esse livro para maiores informações, pode ser comprado clicando AQUI
Scrum e o Trello

Você pode organizar as suas tarefas no Trello após definir com êxito os seus objetivos com o método Scrum. Sendo assim, procure criar cards para as tarefas do qual você deseja realizar, desde o seu início, processo, revisão e término.
Em sua equipe, antes do planejamento o profissional product owner irá analisar o backlog criado nos cartões repassando para toda a equipe os resultados dos esforços envolvidos, potencial de valor, datas de entrega e etc.
Continuando o seu processo scrum, você decide quais de suas tarefas serão inclusas no sprint, adicionando story points. Em outras palavras, story points são números associados a uma tarefa. Desse modo, você facilitará o número exato de esforço que uma tarefa leva até ser concluída.
Exemplo: Determinar números de 1 a 5 para uma tarefa, dependendo da quantidade de tempo.
Tarefa- ”Publicar no Facebook” essa parece ser uma tarefa fácil elaborada e conluída em minutos. Portanto, poderá ser classificada como 2.
Seja organizado e procure sempre incorporar novos recursos que solucionem um problema do qual você está enfrentando.
Não se esqueça de utilizar os recursos oferecidos pelo Trello, como: etiquetas, checklists, calendário de entrega, cartões bem definidos, links e referências. Desse modo, aproveite também os power-ups e extensões que poderão ser úteis em seu método scrum.
Brasil Web Host
Você gostou do nosso conteúdo sobre o Scrum? Não deixe de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.
Venha conhecer um pouco mais dos nossos serviços, fale com nossa equipe especializada pelo WhatsApp (19) 99106-5974