fbpx
13set, 2019
0Comentários

Tempo é dinheiro! Conheça métodos e ferramentas para otimizar seu tempo e te fazendo produzir mais em menos tempo!

Já teve aquela sensação de trabalhar o dia todo e não produzir nada? Pois é, esse é um, grande sintoma de uma vida desorganizada, mas calma que hoje a gente vai te ajudar. Já ouviu falar na metodologia GTD? Se já ouviu vai poder aperfeiçoá-la através das ferramentas que vamos passar nesse artigo, mas se ainda não conhece vai descobrir aqui uma forma poderosa de aumentar significativamente sua produtividade colocando em prática as dicas que vamos lhe passar!

Antes de tudo é preciso entender como funciona essa famosa metodologia, que aliás já tem até grupos no facebook de pessoas para troca de informações e compartilhar conhecimentos a fim de melhorar cada vez mais seus processos produtivos. Caso se interesse pela metodologia pode participar de um desses grupos que vai te ajudar bastante a tirar possíveis dúvidas na hora de se organizar! Bom, mas chega de papo e vamos direto ao assunto!

Para quem não conhece, o GTD (Getting Things Done) é uma metodologia de produtividade criada por David Allen, um simpático senhor norte-americano que começou a trabalhar com produtividade há mais de 30 anos. Com o tempo, reunindo diversos aprendizados e técnicas de produtividade ao longo da vida, ele publicou um livro que deu base à metodologia: “Getting Things Done” ou “A arte de fazer acontecer”, em português.

O GTD se baseia em cinco passos para fazer as coisas acontecerem:

  • Capturar: Tirar da cabeça todas as ideias e lembranças de coisas a fazer e passar para algum lugar mais confiável.
  • Esclarecer: Este é o momento em que você se dedica com foco e atenção para analisar cada uma das coisas que capturou e decidir o que demanda ação ou não.
  • Organizar: É importante ter suas listas organizadas para que possa acessá-las na hora certa e no lugar certo.
  • Refletir: Este é o momento de revisão de todo o nosso sistema para não perder nada de vista, atualizar as informações e obter perspectiva.
  • Engajar: É executar com significado. Saber que você está fazendo, naquele momento, a coisa mais importante que deveria estar fazendo – em vez de estar preocupado ou distraído com outro assunto. É a tranquilidade de saber que o que você não está fazendo está sob controle.

Legal né! Mas tenho certeza que você já deve estar se perguntando, mas onde reunir todas essas informações? Onde consigo fazer tudo isso de uma vez só? Pois bem é ai que entra algumas ferramentas e métodos importantes que vão colaborar bastante para que você consiga ser mais produtivo. Vamos ver quais são:

– TRELLO: É uma ferramenta gratuita onde você pode trabalhar com tarefas em quadros, listas e cartões, você pode organizar e priorizar seus projetos de um jeito divertido, flexível e gratificante. Você consegue utilizá-lo para diversas áreas, seja em uma empresa ou até mesmo organização pessoal. Pode funcionar como um Kanban sendo os cards como post-its que você pode movimentar até concluir as tarefas.

No Trello existe um modelo de quadro com listas de referências para aplicar o GTD, nele já tem algumas informações de qual o local você deve por cada tarefa, vou deixar o link para você conhecer a ferramenta e já aproveitar para por o GTD em prática!

Quadro GTD no Trello: https://trello.com/b/XkZXY9iZ/m%C3%A9todo-gtd-no-trello

– GOOGLE CALENDAR: É um calendário do google que pode ficar sincronizado com seu notebook, celular, tablet, entre outros e vai permitir que você agende todos os seus compromissos lá e receba notificações quando um evento marcado está próximo de acontecer.

A primeira impressão pode até parecer que ele é um pouco complicado de utilizar,  mas utilizando a ferramenta você vai perceber que ele é bem fácil e personalizável, incluindo até mesmo a opção de marcar compromissos que se repetem todo mês, como por exemplo, pagar uma conta em um determinado dia. É muito prático e vai facilitar muito a sua vida!

– POMODORO: A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade. Para isso, ele utilizou um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, melhoramos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes. Para colocá-la em prática você vai precisar de:

  • Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva 
  • Uma lista de tarefas (“to-do-list”)
  • Lápis e borracha

Primeiramente, você deve fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhar ininterruptamente em suas tarefas nesses períodos.

–  80/20: A regra 80/20, é bastante conhecida, diz que 80% dos seus resultados em qualquer atividade virá de apenas 20% do seu esforço. Basicamente, existem algumas ações que você faz (os 20%), que representam a maior parte do seu sucesso e felicidade (os 80%). É claro que os números nem sempre são exatamente 80/20, porém o que é importante para entender é a razão desequilibrada de esforço para resultados. Então é essencial você fazer uma lista das suas tarefas (pode usar o Trello para fazer isso) e priorizar nas mais importantes primeiro, pois elas te darão maior resultado.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a ser cada vez mais produtivo e te proporcionar uma melhor qualidade de vida. Qualquer dúvida que tiver fique a vontade para deixar seu comentário! Teremos um enorme prazer em te ajudar! Forte abraço!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?

1
Olá, seja bem-vindo ao blog da Brasil Web Host, em que podemos ajudar?
Powered by