Que tal saber como está o trânsito no caminho que você vai percorrer? Há diversos aplicativos para smartphones que prometem mostrar as imagens de centenas de câmeras espalhadas por cidades brasileiras, exibindo a situação do trânsito no momento. “Prometem” porque nem sempre as imagens estão disponíveis – dependendo da necessidade, no entanto, vale a tentativa. Conheça quatro opções, que funcionam com conexão à internet.

Vejoaovivo

 

Ao contrário de outros aplicativos, que mostram apenas fotos capturadas da região escolhida, as câmeras do VejoaoVivo (são mais de 300) exibem vídeos com a situação do trânsito naquele momento.

O programa mostra capturas de vários Estados, como Ceará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Inclui imagens de praias, o que é útil para ver se faz sol no litoral antes de pegar a estrada, e permite criar lista de câmeras favoritas, facilitando o acesso a elas.

A proposta é muito boa, mas nem sempre funciona. Durante os testes do UOL Tecnologia, metade das câmeras selecionadas na cidade de São Paulo exibiram o texto “Erro – Câmera em Manutenção”.

Grátis para iPhone e Android

Olho na Estrada

 

Como o nome sugere, o foco deste aplicativo são as rodovias, sendo mais indicado para quem quer viajar. Suas imagens (fornecidas pelas concessionárias) são estáticas, mas recentes, e mostram apenas estradas de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro (com maior quantidade dos dois primeiros Estados).

O problema apresentado, novamente, é a indisponibilidade das câmeras. Durante os testes referentes a 20 estradas, em apenas três delas o sistema estava funcionando. Porém, em algumas rodovias ficam faltando informações como o quilômetro no qual a imagem foi capturada. Oferece busca por nome ou sigla e inclui recurso de favoritos.

Grátis para iPhone e Android

Maplink Trânsito

 

Além de mostrar a situação do trânsito via câmeras em vários Estados brasileiros (como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo), o Maplink também traz informações de texto e mapas, com indicações de cores para mostrar os congestionamentos em cada via.

Apesar desse maior volume de informação em relação aos concorrentes, o aplicativo mostrou problemas com o sistema de exibição de imagens durante os testes. Nenhuma das 14 câmeras de Salvador, por exemplo, estava ativa.

Para quem mora em São Paulo, inclui uma ferramenta que permite descobrir se uma rua está localizada dentro da área do rodízio municipal de veículos.

Para iPhone Android

BH Trânsito

 

Ferramenta destinada aos motoristas de Belo Horizonte, Contagem, Betim e região, o BH Trânsito traz interface bem enxuta.

Na primeira tela há 34 câmeras disponíveis pelas cidades. Basta tocar no endereço para ter imagens do local. Ao deslizar o dedo para trocar de recursos, surgem os itinerários de centenas de linhas de ônibus. E a terceira área seria destinada a mensagens curtas sobre o trânsito, que não apareceram durante os testes.

Outro problema foi que, ao selecionar certos endereços de câmeras, surgiu na tela a mensagem “imagem temporariamente indisponível”.

Grátis para Windows Phone

 

Via UOL

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?