02abr, 2018
0Comentários

O que é Cloud Computing?

O que é Cloud Computer?

A nuvem (cloud) é o nome genérico dado à computação em servidores disponíveis na Internet a partir de diferentes provedores. O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. (fonte Wikipédia)

Em outras palavras é um servidor interligado com outros, onde juntos somam recursos como processamento/memória/discos, para desempenhar determinadas tarefas como se fosse um servidor único.

As Vantagens

  • Uma das maiores vantagens é da utilização de Softwares que rodam diretamente na web, sem depender do computador físico do usuário;
  • Uma vez que o processamento é feito pela nuvem, o usuário final não precisa se preocupar com Hardware/Software;
  • As atualizações nos servidores são feitas de forma automática sem a necessidade de intervenção do usuário;
  • O trabalho corporativo se torna mais fácil, uma vez que todos os dados interligados e estão disponíveis a todo tempo por meio da nuvem;
  • Diminuição da necessidade de manutenção na infraestrutura física de redes locais cliente/servidor;
  • A infraestrutura para utilizar uma solução de computação em nuvem é bem mais enxuta do que uma solução tradicional de hospedagem, onde consome bem menos recursos e refrigeração, consequentemente contribuindo para a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

As Desvantagens

  • A maior desvantagem é a falta de acesso a internet. Caso você perca o acesso, comprometerá todos os sistemas embarcados destes;
  • Velocidade no processamento: caso seja necessário uma taxa de transferência muito grande e se a internet não for de uma boa banda de transferência, todo sistema pode ser comprometido. Um exemplo disso seria a utilização como mídias digitais e jogos;
  • Assim como todo tipo de serviço, ele é custeado.

As Tendências

Empresas de médio, pequeno e grande porte estão adotando a Computação em Nuvem gradativamente. O serviço começou a ser oferecido comercialmente em 2008 e em 2012, ocorreu uma grande adoção até os dias atuais

A empresa Katri foi a primeira a desenvolver a tecnologia no Brasil, em 2002, batizando-a IUGU. Aplicada inicialmente no site de busca de pessoas físicas e jurídicas Fonelista. Durante o período em que esteve no ar, de 2002 a 2008, os usuários do site puderam comprovar a grande diferença de velocidade nas pesquisas proporcionada pelo processamento paralelo. Em 2009, a tecnologia evoluiu muito,[carece de fontes] e sistemas funcionais desenvolvidos no início da década já passam de sua 3ª geração, incorporando funcionalidades e utilizando de tecnologias como “índices invertidos” (inverted index). (fonte Wikipédia)

A nuvem está sendo muito utilizada para transformar essas interações à medida que o surgimento de clientes com conhecimento prático do mundo digital, exige que as organizações adotem novas abordagens e ferramentas para comunicação com os atuais e potenciais clientes.

Agora em 2018 a nuvem está muito voltada para a segurança da informação utilizando a Cloud Computing, de acordo com as previsões da Gartner, os investimentos em soluções e serviços de Segurança da Informação — Next Generation AntiVirus (NGAV) —alcançarão US$ 93 bilhões em 2018 (cerca de 298 bilhões de reais).

Essa tendência é devido ao aumento crescentes de ciberataques que prejudicam milhões de empresas todos os anos, como resposta a computação em nuvem está cada vez mais focada em reduzir os riscos e vulnerabilidades, aumentando assim sua segurança e um aumento crescente da tecnologia dentro das empresas.

Gostou deste artigo? compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e não deixe de conferir nossos outros posts em nosso Blog.

Até a próxima.

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?