A computação em nuvem é uma tendência crescente entre os usuários em todo o mundo, e é comumente visto como uma solução universal para todas as necessidades de compartilhamento de dados. Cerca de 50% dos negócios online atualmente utilizam alguma forma de hospedagem em nuvem e isso tende a aumentar nos próximos anos.
O conceito de nuvem de hospedagem é enganosamente simples, embora as possibilidades abertas por esses serviços são aparentemente ilimitada. Em essência, uma solução de hospedagem em nuvem não é nada mais do que dados hospedados em um servidor remoto, que é então transmitido através da internet. Isso por si só deve levantar questões na mente de qualquer um a pensar pedir um pacote de hospedagem em nuvem.
Não há maneira de contornar o fato de que as empresas estão confiando seus próprios dados, e muitas vezes as de seus clientes, a um terceiro fornecedor. Assim, há várias questões de segurança que você deve considerar antes de escolher a melhor solução para você e sua empresa.
1. Transferência de Dados inseguro
Cada pedaço de dados que você upload para o servidor de um provedor de nuvem de hospedagem tem que viajar através da Internet, a fim de chegar lá. Seus dados são, portanto, apenas tão seguro como a conexão à internet que você usa. É um erro fácil de assumir que a sua dados transferidos é automaticamente seguro. Você só deve se conectar ao seu provedor de nuvem de hospedagem com uma URL segura prefaciado por “https”. Além disso, é uma boa precaução para criptografar informações confidenciais – como detalhes de contato do cliente, antes de movê-lo para o anfitrião.
2. API do provedor de hospedagem não é seguro.
Uma das questões de segurança máxima relacionados com a computação em nuvem é uma interface suficientemente forte – ou API. Você deve estar ciente de API do seu provedor, e escolher um serviço com uma interface robusta. A API fraco ou ineficaz expõe seus dados a fugas, e poderia levar seus clientes para questionar sua integridade e responsabilidade ao lidar com as suas informações.
3. Armazenamento de dados inseguro
Uma nuvem provedor de hospedagem é apenas tão bom quanto a segurança de seu próprio servidor! É da responsabilidade do provedor de efetivamente criptografar seus dados enquanto ele está hospedado em seu sistema, e depois ser capaz de transmiti-lo de volta para você sob demanda em um estado seguro. Esta consideração é a verificação de trabalho antes de assumir um contrato de nuvem de hospedagem e provedores que oferecem fortes garantias de integridade de dados devem ser preferidos sobre aqueles que não o fazem, ou que apenas dar garantias vagas.
4. Pobre controle sobre acesso de usuários
A maioria das empresas operam uma hierarquia de níveis de segurança de dados, onde as informações vitais para o negócio é acessível em um ‘precisa saber’. Esta estratificação devem ser transferidos para a sua solução de nuvem de hospedagem. Em operação, o que significa que um anfitrião deve oferecer-lhe um serviço que pode ser dividido em áreas de armazenamento diferentes, acessados através de senhas diferentes e conexões seguras. Esta questão é também aplicável no que respeita próprios funcionários da empresa de acolhimento nuvem. Se você usar um provedor para hospedar informações sensíveis ou altamente pessoal, tais como detalhes de contas financeiras, o acesso a esses dados precisam ser rigorosamente controlada. Não é aceitável, por exemplo, para qualquer pessoa na mesa da empresa ajuda a ser capaz de acessar o seu armazenamento na vontade. É recomendado que você perguntar sobre o anfitrião da política de acesso aos dados antes de contratar com eles, a fim de determinar quem será capaz de ver as suas informações.
5. Separação de dados inadequada
Quando você se inscrever para um serviço de nuvem de hospedagem é improvável que você será fornecido com um servidor completo para seu uso exclusivo! Em vez disso, o fornecedor irá criar recipientes virtuais dentro do servidor utilizando hypervisor software. O resultado é que o equipamento do fornecedor é utilizado por muitos clientes diferentes. Um problema de segurança surge quando essas fronteiras virtuais são eles próprios inseguro, ou corrompidos. Isso pode permitir que um hacker para ter acesso a toda a informação armazenada no servidor determinado, independentemente da origem do ataque. É essencial, portanto, que o método anfitrião nuvem compartimentação é até zero, e que há planos queda suficientes de volta no lugar para proteger a integridade de seus dados (e outros clientes) em caso de uma falha de segurança.
O advento da nuvem de hospedagem marca um divisor de águas no compartilhamento de internet de dados, um que oferece muitas oportunidades de profundas para os negócios online. É certo que os benefícios da nuvem de hospedagem superam os potenciais riscos de segurança, embora, como em qualquer serviço na internet, vale a pena entrar em qualquer acordo com os olhos abertos, e depois de tomar precauções razoáveis.
Confie apenas em serviços cloud que garantem segurança, através de confirmações de dados com fontes categóricas ou através de depoimentos satisfatórios de clientes que utilizam o serviço.