fbpx
12fev, 2020
0Comentários

O que é preciso saber antes de migrar seu site!

Você que possui um comércio digital, um site divulgar seus serviço ou até mesmo pessoal na internet, provavelmente em algum momento da sua vida você precisou ou irá precisar trocar de hospedagem devido a mesma não estar mais atendendo suas necessidades, pois bem, hoje vamos explicar os itens mais fundamentais que precisa ser levados em consideração antes de migrar seu tão querido site!

Antes de tudo vamos começar desde o início, você sabe como funciona um site?

Basicamente todos os sites disponíveis na internet, sejam eles de pequeno ou grande porte, como Facebook, Google entre outros precisam estar hospedado em um servidor. O seu site não é diferente, ele também precisa estar em um servidor, pois esse serviço irá guardar todos os seus arquivos, imagens, páginas do seu site, banco de dados entre outros conteúdos, para que eles fiquem disponível a qualquer pessoa que acesse seu site. Outro ponto importante é que para seu site estar disponível você precisa registrar o domínio e apontar os DNS para o servidor hospedado, parece complicado mas não é tanto assim rsrs, na Brasil Web Host podemos te ajudar a esclarecer essas dúvidas e muitas outras, basta entrar em contato com nosso suporte técnico via WhatsApp. Recomendamos também que veja maiores informações sobre o que é e como funciona os DNS aqui.

Migração do site o que é isso?

Bom agora que explicamos de forma bem resumida o processo acima, você já deve saber que após apontar os DNS do seu domínio registrado para um servidor que foi contratado em uma empresa de hospedagem, todos os novos acessos ao seu site estarão sendo direcionados a esse novo servidor. Legal não é mesmo? Sim, mas tem um detalhe, apenas apontar os DNS para outro servidor não faz com que os arquivos e toda a estrutura que você tinha no seu site estejam no novo servidor, então já imaginou o que vai acontecer quando seus usuários e clientes acessar seu site? Sim, irão dar de cara com uma página em BRANCO.

Para evitar isso entra o processo de migração, que basicamente consiste em pegar os seus arquivos do servidor antigo e transferir para o novo, assim os novos acessos terão os arquivos no local correto. Aqui na Brasil Web Host conseguimos na maioria dos casos realizar essa migração totalmente por conta da nossa, sem que o usuário precise ter todo esse trabalho e o melhor sem custos adicionais, gostou? Entre em contato conosco agora mesmo!

Agora vamos para os cuidados que você precisa ter antes de migrar seus arquivos para outra empresa!

Um dos pontos mais importantes é escolher sua nova empresa de hospedagem de sites, pesquise preços, localização do servidor e principalmente o atendimento que essas empresa presta, em quais canais de atendimentos elas costumam te atender, já adiantando, conosco você tem tudo isso e muito mais, temos planos com ótimos custo beneficio, servidores robustos, uma equipe especializada para resolver qualquer problema que possa surgir e um suporte personalizado mais próximo ao cliente via WhatsApp 🙂

Além dos pontos acima, verifique a compatibilidade da sua aplicação e os arquivos do seu site e linguagem que ele utiliza como PHP, HTML com a compatibilidade do servidor contratado.

Processos de uma migração

Segue aqui um check-list dos itens que devem ser vistos e levado em consideração.

  1. Escolher a nova empresa de hospedagem para seu site.
  2. Baixar os arquivos que constituem seu site como imagens, pastas, index e etc… (aqui fica uma observação, nossa empresa consegue realizar a maioria das migrações, então nesta etapa entre em contato conosco).
  3. Contratar o plano desejado.
  4. Subir via FTP todos os arquivos para dentro do diretório /public_html/
  5. Criar e importar o banco de dados no novo plano.
  6. Readequar os arquivos e ajustes nos links ou banco de dados necessários.
  7. Apontar os DNS do seu domínio para a nova hospedagem.
  8. Esperar a propagação dos DNS.

Quais os problemas que podem ocorrer?

Bom, se todos os passos acima forem seguidos a risca e com a ajuda de um bom suporte técnico, as chances de ocorrer algum erro é minimo, porém não deixa de existir. Abaixo deixaremos alguns falhas que podem ocorrer:

  1. Versão diferente da linguagem do seu site, por exemplo seu site está desenvolvido em PHP 5.3 e o novo servidor trabalha com PHP 7 provavelmente irá dar uma falha no acesso e algum erro na página, no painel da nossa hospedagem temos uma opção que é compatível com muitas versões PHP e o cliente pode selecionar com um clique.
  2. Perder os dados, sim por mais rigoroso que seja o processo sempre podem ocorrer percas de alguns dados no momento do download ou upload.
  3. Site ficar fora do ar, se demorar muito o processo de mudar os DNS ou não conseguir realizar essa mudança o seu site ficará fora do ar na web e consequente seus clientes não conseguirão acesso.

Esses são apenas alguns dos pontos que achamos importantes ser levados em consideração na hora de migrar, mas seguindo esse guia básico acreditamos que não terá muitos problemas, e qualquer coisa já sabe, é só entrar em contato com nosso suporte!

Se tiver alguma dúvida em qualquer processo em sua migração entre em contato com nossa equipe técnica estaremos a disposição para lhe ajudar nesta jornada! Se gostou deste artigo compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e amigos, até a próxima!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de um plano de hospedagem para seu site?