POP e IMAP são os dois protocolos de recepção de correio eletrônico mais utilizados, que suportam a maioria dos servidores de correio eletrônico e programas clientes como Outlook Express ou Mozilla Thunderbird.

email symbol on row of colourful envelopes

POP:
Para utilizar os e-mails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de e-mails como Outlook por exemplo.
O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão.
Esse protocolo tem acesso apenas à Caixa de Entrada, não conseguindo baixar nenhuma outra pasta de sua conta. O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente em seu computador, não deixando uma cópia das mensagens no servidor.
Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas 1 local ou possuem redes com largura de banda baixa.

 
IMAP:
Para utilizar o seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails como Outlook por exemplo.
O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza a sincronia das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.
Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local.

Compartilhar é se importar!

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?