
Sabemos que o conteúdo das mídias digitais, se baseia em tempo real e momentaneidade, pois a informação se espalha pelas redes sociais com muita velocidade. Por isso, muitas empresas costumam agendar, organizar-se estrategicamente na hora de planejar e publicar o seu conteúdo.
Nesse artigo vamos discutir a importância da organização de conteúdo para a sua empresa, enfatizando os métodos mais eficazes de gerenciamento de postagens para você.
Conteúdos que iremos abordar neste post
Mídias Sociais: como planejar os meus conteúdos com antecedência?
Quando falamos em “planejar meus conteúdos”, nos referimos a estratégias de planejamento que influenciam diretamente na assertividade das campanha ou publicações.
É essencial que você desenvolva os principais objetivos daquele post, se possível, faça sempre alguns rascunhos e anotações que possam viabilizar o seu problema- Qual o meu objetivo ao planejar conteúdos para o meu negócio? Seria venda, divulgação de um produto novo, geração de novos leads, etc.
O planejamento de conteúdo antecedente pode auxiliá-lo na criação de uma consistência.
Uma criação de um planejamento mais consistente
O termo se relaciona com a frequência das suas publicações, assim também, ela poderá despertar em seu público a espera de novos conteúdos por meio de um cronograma definitivo em relação à quantidade de publicações em conteúdos que foram programados- semanalmente e mensalmente. Dessa forma, você valoriza o engajamento do seu negócio.
Um planejamento de conteúdo sensível ao seu tempo
Aqui, vale sempre lembrar das datas sazonais que possam se relacionar com o seu tipo de negócio, não somente dando ênfase em comemorativas comuns- natal, ano novo, páscoa e outras.
Ainda mais que, entram também, planejamento de eventos, feriados e lançamentos de produtos. Sendo assim, coloque-os sempre em seu calendário de planejamento.
Envolva o seu planejamento com outras pessoas
Esse tipo de envolvimento pode ser interno e externo. Juntamente, com o envolvimento interno, permita sempre que toda a sua equipe se envolva no processo de produção e finalização prévia do conteúdo. Do mesmo modo, eles poderão auxiliar em ideias, correção de peças e cronograma das publicações.
No planejamento externo procure produzir um conteúdo que faça o seu público interagir. Bem como- caixa de perguntas, repost, interatividade em comentários das publicações.
Registro de publicações em arquivo
Mantendo em um calendário arquivado os seus planejamentos e cronogramas de publicações, você poderá utilizá-los posteriormente como referência para conteúdos futuros. Sendo assim, procure sempre seguir uma cadência de ritmos em suas postagens de um período para outro.
A regra do planejamento 4-1-1
Essa regra foi desenvolvida por Andrew Davis juntamente com Joe Pulizzi. Assim, os dois marketeiros definiram essa estratégia simples de proporção em compartilhamento de mídias sociais. Definitivamente, o funcionamento dela para o seu negócio, se baseia em:
4- peças de conteúdos relevantes originais, podendo ser referentes de outros.
1- retweet para cada uma das próprias atualizações. Concluindo com um exemplo:
Segunda-Feira
- Uma promoção do seu e-commerce/ loja virtual;
- Uma publicação no Instagram sobre motivação.
Terça -feira
- Uma promoção do seu e-commerce/ loja virtual;
- Uma publicação interativa- “comente para ganhar”.
Planejamento de conteúdo: método bônus
Joel, também apresenta um equilíbrio utilizado em suas publicações semanais. Bem como, o seu método de compartilhamento 4:1 funciona da seguinte maneira:
Para cada quatro conteúdos publicados- padrão, um deve-se diferenciar-se dos outros, afinal é preciso ter variedade. Veja o exemplo:
Padrões (P)
Variedade (V)
Semanas
1- P-P-P-V-P;
2- P-P-P-P-V;
3- V-P-P-P-P;
4- P-V-P-P-P.
Qual a frequência ideal para o planejamento das minhas postagens?

Após a criação do conteúdo e do planejamento, você precisará descobrir a frequência ideal para as suas postagens. Sendo assim, os seus horários devem estar de acordo com a sua audiência, ou seja, seu público-alvo.
Segundo a Forbes, o número de postagens para Instagram e Facebook será 1.5x e 2x ao dia. Bem como, podemos concluir que uma ou duas postagens por dia será o suficiente para engajar e alimentar suas redes.
Como organizar meu planejamento de conteúdo?
Listamos abaixo para você, alguns passos de um planejamento organizado:
- Organiza para você um fluxo de produção;
- Elaborar o seu calendário editorial;
- Manter suas ideias muito bem estabelecidas;
- Você precisa buscar inspiração em vários fatores;
- Defina as suas responsabilidades;
- Busque sempre o domínio sobre os objetivos das tarefas;
- Planeja as formas de distribuição;
- Se possível, terceirize sempre algumas funções.
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