As pessoas estão cada vez com mais pressa, não suportam filas, até mesmo um vídeo de 3 segundos parece uma eternidade.
Agora imagine se os seus clientes não conseguem carregar suas páginas de produto rapidamente? Certamente, eles não irão pensar duas vezes antes de abandonar sua loja e comprar os produtos do seu concorrente.

Segundo pesquisas, 47% dos consumidores esperam que seu site carregue em 2 segundos ou menos, e 40% das pessoas abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar.

Separamos algumas dicas para você acelerar o seu WooCommerce, tornar a sua loja mais eficiente, e não ter mais prejuízos nas vendas. Confira!

Quão Grande é a Sua Loja?

Quando se trata de lojas virtuais, o “tamanho importa”. O tamanho do arquivo de suas páginas de produtos, incluindo HTML, JavaScript e CSS, e arquivos de imagens, contribuem para o tempo de carregamento da página.

Utilize ferramentas como o Pingdom e GTmetrix  para analisar o seu site gratuitamente, e obter um resumo detalhado do que está prejudicando sua velocidade.

Pingdom fornece uma interface amigável, que inclui uma página de carregamento com dados em tempo real, e a ferramenta faz uma “varredura” de toda a sua loja.

Ao final da análise, você terá um relatório que faz uma classificação de 0 a 100, informando o tempo de carregamento, tamanho de página, e o número de solicitações ao servidor.

Este painel mostra o tempo de carregamento, o tamanho da sua página, de qual país foi feito o teste, e o número de requisições para a página.

Também é possível verificar as requisições externas que estão prejudicando a sua loja virtual.

Faça verificações de desempenho regularmente, assim você evita que a lentidão prejudique seus usuários. O plugin WP Rocket é o ideal para trabalhar com o cache da sua loja e aumentar a velocidade.

Utilize uma hospedagem de qualidade

Quando você planeja a criação de loja virtual, independente do tamanho,  é importante que você leve em consideração onde ela será hospedada. Embora uma hospedagem compartilhada seja mais barata, o custo e benefício de uma VPS pode ser mais vantajoso.

Pesquise a opinião de outros usuários, verifique em quais países a empresa hospeda seus servidores, e evite dores de cabeça.

Comprima e otimize suas imagens

As imagens de uma loja virtual costumam ser atraentes e em alta resolução. Isso ocorre porque este é o primeiro contato que o usuário terá com o produto, e quanto mais chamativa, maiores as chances dele colocar o produto no carrinho.

Utilize o Tinypng para comprimir suas imagens, e garanta que seus usuários tenham uma experiência melhor tanto no desktop quanto no mobile.

Use uma Content Delivery Network(CDN)

Quanto mais distante o usuário estiver do seu servidor, maior será o tempo de carregamento. Para contornar este problema, as lojas virtuais utilizam serviços que otimizam a entrega, criando uma cópia estática do seu site em outros servidores, e compartilhando com os usuários daquela região.

O Cloudflare talvez seja o mais utilizado, e ganhou notoriedade após receber investimentos do próprio Google.

Desabilite o AJAX

O AJAX já foi um ótimo recurso para embelezar as páginas da sua loja virtual. Obviamente ele ainda se faz necessários para alguns recursos utilizados no Woocomerce, porém com o passar dos anos, o Google vem priorizando códigos mais “limpos” e que não prejudiquem o carregamento da página.

Foque nos detalhes

Podemos ver quão importante é cada elemento da sua loja virtual, e tudo deve ser otimizado. Quanto melhor a experiência do usuário, mais vendas você fará.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe conosco suas dúvidas, queremos entregar conteúdos cada vez melhores para vocês.

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”

UpSites Gigital

Compartilhar é se importar!

0 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

shares
Precisando de ajuda com sua Hospedagem Web?